Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Paraíba

Editoria sobre Paraíba ir para editoria →

Imunização

Serviços de saúde de João Pessoa registram grande procura da vacina contra Covid-19 para idosos acima de 60 anos

Além desse novo grupo, os profissionais de saúde seguem imunizando todos os públicos a partir dos cinco anos de idade.

Maria das Dores, de 62 anos estava logo cedo na Unidade de Saúde da Família São José para receber a segunda dose de reforço. (Foto: Reprodução/Assessoria)

Por

Muitos idosos procuraram os serviços da rede municipal de saúde, nesta quarta-feira (4), para garantir e reforçar a proteção contra a Covid-19. Para quem tem mais de 60 anos, a Prefeitura de João Pessoa deu início a oferta da quarta dose contra o novo coronavírus. Este público precisa realizar agendamento pelo aplicativo ‘Vacina João Pessoa’ ou site ‘vacina.joaopessoa.pb.gov.br’.

Além desse novo grupo, os profissionais de saúde seguem imunizando todos os públicos a partir dos cinco anos de idade nos diversos postos espalhados por toda a cidade, das 8h às 22h, sem a necessidade de agendamento.

Para a quarta dose deve ser utilizado o imunizante disponibilizado para os municípios, podendo ser Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, independentemente da dose utilizada anteriormente. Devem tomar as doses as pessoas deste grupo que tiverem completados quatro meses após a aplicação da primeira dose de reforço.

Maria das Dores, de 62 anos estava logo cedo na Unidade de Saúde da Família São José para receber a segunda dose de reforço. “Todos os dias eu acompanhava as notícias pelos jornais para me informar sobre quando chegaria a minha vez para tomar a quarta dose. Não estava apreensiva e nem ansiosa, mas sei que é uma vacina importante e necessária e dessa forma, eu estou mais protegida. Me sinto mais segura”, disse a dona de casa.

Claudemar Luís da Silva, aos 74 anos, também estava logo cedo na USF para atualizar a caderneta com duas vacinas de campanha. “Vim me proteger com as duas vacinas: da Influenza e da Covid-19. Todos os anos eu tomo a vacina que previne contra a gripe e acho importante que assim como eu, todos os idosos se protejam também”, destacou o aposentado.

Covid-19 e Influenza - A aplicação simultânea das doses pode ser realizada em toda a população acima de 12 anos, desde que não possua sintomas gripais ou não tenha contraído Covid-19 nos últimos 30 dias. Neste caso, é necessário aguardar o fim dos sintomas, de maneira que o organismo se recupere completamente para a administração das vacinas. Essa é uma nova orientação. Em 2021, com a novidade das fórmulas contra Covid-19, era preciso aguardar 14 dias. Mas há segurança e eficácia na aplicação conjunta.

“Já no caso de crianças, entre 5 e 11 anos, é necessário aguardar um intervalo de 15 dias entre a aplicação das doses, independente da ordem”, explicou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

Aquelas crianças que não receberam nenhuma vacina devem receber primeiro contra a Covid-19, e após 15 dias receber as vacinas que fazem parte do calendário de rotina. No caso da Influenza, a vacina está disponível para crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

Onde tomar a vacina:          

Crianças a partir dos 5 anos (sem agendamento)

1ª dose: Pfizer

2ª dose: Pfizer (60 dias)

– Policlínicas (Mandacaru, Cristo, Mangabeira e das Praias) – 8h às 16h

– Centro Municipal de Imunizações (Torre) – 8h às 16h

Crianças de 6 a 11 anos (sem agendamento)

1ª dose: Coronavac

2ª dose: Coronavac (28 dias)

– Todas as salas de vacinas nas USFs* – 8h às 11h

– Mangabeira Shopping (pedestre) – 8h às 16h

A partir de 12 anos (sem agendamento)

1ª dose: 12+

2ª dose: Janssen, Coronavac (28 dias), Astrazeneca (90 dias) e Pfizer (60 dias)

3ª dose: 18+ (após 120 dias da 2ª dose); imunossuprimidos (após 28 dias da 2ª dose); e trabalhadores de saúde (após 120 dias da 2ª dose)

4ª dose: imunossuprimidos (após 120 dias da 3ª dose)

– Todas as salas de vacinas nas USFs*– 8h às 11h

– Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá) – 8h às 12h

– Mangabeira Shopping (drive) – 8h às 22h

– Mangabeira Shopping (pedestres) – 18h às 22h

Idosos 60+ (4ª dose – com agendamento)

– Todas as salas de vacinas nas USFs* – 8h às 11h

– Mangabeira Shopping (drive) – 8h às 22h

Exceção: das USFs (Cruz das Armas IV, Bessa, Mandacaru VII, Ipês, Viver Bem, Alto do Mateus I, Vieira Diniz, Rangel I, Rosa de Fátima, Roger III, Alto do Céu II, Timbó I e Costa e Silva)

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Justiça derruba lei que obrigava leitura da Bíblia em escolas de Campina Grande

Prefeitura disponibiliza vacina contra a Covid-19 em USFs, policlínicas, shopping e Centro Municipal de Imunização

João Pessoa registra mais de 100 carroceiros e animais recebem microchip para identificação

Plano de Governo do Major Fábio enfatiza segurança pública, hídrica, empreendedorismo, defende educação bilíngue e planeja concursos