Biometria

Sintur-JP bloqueia mais de mil cartões de passagens após constatar entradas irregulares em ônibus

Implantada este ano nos ônibus que operam em João Pessoa, a biometria facial contempla apenas usuários do transporte público que possuem algum tipo de benefício na passagem.

Sintur-JP bloqueia mais de mil cartões de passagens após constatar entradas irregulares em ônibus

Foto: Walla Santos/ClickPB/Arquivo

Após a implantação do sistema de biometria facial nos ônibus que operam em João Pessoa, somente no mês de agosto foi registrado o envio de 420.844 acessos para verificação. Segundo dados do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP), constatou-se que 15.404 usuários podem ter entrado nos coletivos de forma irregular.

O maior número de acessos irregulares foi com o Passe Legal Estudantil, representando 76% do total. Já no cartão de gratuidade, que é a outra categoria que está tendo acesso aos ônibus através da biometria facial, foram 3.778 entradas irregulares em agosto. O resultado foi o bloqueio de 1.090 cartões do Passe Legal Estudantil e de gratuidade, no mês passado.

“Essa estimativa dos acessos irregulares de agosto representa uma evasão de receita de mais de R$ 60 mil para o sistema, o que gera prejuízos para toda a cadeia, inclusive para o município, que deixa de arrecadar impostos”, pontua o diretor institucional do Sintur-JP, Isaac Junior Moreira.

Implantada este ano nos ônibus que operam em João Pessoa, a biometria facial contempla apenas usuários do transporte público que possuem algum tipo de benefício na passagem. Por enquanto, os estudantes e os passageiros que têm direito à gratuidade são os que acessam os coletivos por meio do reconhecimento facial.

De acordo com o Sintur-JP, a orientação para quem tiver o cartão bloqueado é comparecer à sede do sindicato na Rua 13 de Maio, Centro, João Pessoa. Lá, o usuário é notificado da irregularidade, fará um novo cadastro e solicitará um novo cartão de acesso aos ônibus.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Saiba como vai funcionar mutirão para regularização do título de eleitor no Espaço Cultural, em João Pessoa

2

Paraíba

Caso Padre Zé: defesa solicita prisão domiciliar para ex-diretora após decisão que beneficiou padre Egídio

3

Paraíba

Idecan divulga resultado final do concurso da Guarda Civil de João Pessoa

4

Paraíba

Padre Egídio recebe alta hospitalar e vai cumprir prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica

5

Paraíba

Inmet emite alerta de chuvas fortes e ventos de até 60km/h para 83 munícipios da Paraíba