Despejo

Moradores do Porto do Capim fecham ruas do Centro em protesto contra despejo

Moradores do Porto do Capim em João Pessoa protestam e prefeito confirma remoção.

Moradores do Porto do Capim fecham ruas do Centro em protesto contra despejo

Segundo Adriana, os moradores farão uma reunião coletiva na noite desta quinta-feira (21) para tentar reverter a situação. — Foto:Reprodução

 Contra a medida de despejo do Prefeito Luciano Cartaxo, os moradores da área conhecida como Vila Nassau, em Porto do Capim, no bairro do Varadouro em João Pessoa, realizaram um protesto com bloqueio de rua que paralisou o trânsito em direção ao Terminal Rodoviário e a Integração, da Capital. Os moradores protestaram pelas ruas do Centro com cartazes, faixas e fechando as ruas. 

Segundo uma das lideranças da comunidade, Adriana de Lima, os moradores foram surpreendidos com notificações que foram entregues pela prefeitura na última terça-feira (19) dando um prazo de 48 horas para desocupação das casas. 

Segundo o poder público, o local é de Área de Proteção Ambiental e os moradores estavam irregulares. No entanto, Adriana discorda e alega que a área é ocupada há mais de 50 anos pelos moradores e espera que o caso seja revertido. “Tem gente que mora aqui há mais de 50 anos. E agora estão sofrendo com toda essa situação. Não foi conversado nada com a comunidade”, explicou. 

Segundo ela, os moradores farão uma reunião na noite desta quinta-feira (21) com a Secretaria do Orçamento Participativo para tentar reverter a situação.  

A Prefeitura diz que a retirada das famílias faz parte das ações necessárias para dar prosseguimento ao projeto de revitalização da área que será transformada em um espaço de convivência para a população da capital.

O procurador do Ministério Público Federal na Paraíba, José Godoy, disse que foi pego de surpresa com a decisão da retirada das famílias em 48 horas. De acordo com ele, o diálogo entre os envolvidos parecia ter chegado a um acordo após a apresentação do projeto de construção de moradias próximas à Vila Nassau.

“Em 2017 os diálogos foram aprimorados e os moradores até sentaram com a prefeitura para escolher o local para onde seriam deslocados durante as obras e detalhes do projeto de novas moradias. Esse projeto de novas habitações não foi iniciado e ao mesmo tempo a prefeitura começa a retirada das famílias”, declarou.

Acompanha o desenrolar desse caso e entenda mais sobre o assunto acessando os links das matérias do ClickPB:

Ministério Público Federal faz reunião com comunidade do porto do Capim

Comunidade Porto do Capim é notificada para abandonar área em 48h

Cartaxo anuncia obras de Parque um dia após mandar famílias desocuparem Porto do Capim

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Alunos, professores e técnicos da UFPB vão as urnas amanhã escolher novo reitorado

2

Paraíba

Polícia prende homem a apreende arma e munições em Cabedelo

3

Paraíba

Homem é preso acusado de armazenar vídeos de pornografia infantil no Sertão da Paraíba

4

Paraíba

Homem é assassinado com disparos de arma de fogo em Bayeux

5

Paraíba

Operação da Polícia Civil cumpre mandados em João Pessoa e outros municípios da Paraíba