Decisão

Tribunal de Justiça considera que acúmulo de cargos de oficial de justiça e professor é legal

O autor do Mandado de Segurança alegou que a Administração Pública decaiu do direito de anular o ato que o possibilitou em exercer o cargo de oficial de justiça.

Tribunal de Justiça considera que acúmulo de cargos de oficial de justiça e professor é legal

O Pleno concedeu a ordem nos autos do Mandado de Segurança, que foi impetrado contra ato do corregedor-geral de Justiça — Foto:Walla Santos

O acúmulo dos cargos de oficial de justiça e professor foi considerado compatível pelos desembargadores membros do Tribunal Pleno no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) em sessão nesta quarta-feira (14). O Pleno concedeu a ordem nos autos do Mandado de Segurança, que foi impetrado contra ato do corregedor-geral de Justiça que, por meio de um mandado de notificação, determinou que o impetrante optasse, no prazo de cinco dias, pelo cargo de oficial de justiça ou professor.

O autor do Mandado de Segurança alegou que a Administração Pública decaiu do direito de anular o ato que o possibilitou em exercer o cargo de oficial de justiça, ressaltando ser possível acumulação com o cargo de professor. Liminarmente, requereu a suspensão do processo administrativo nº 315.985-0.

O relator disse que a argumentação de decadência não deve ser acolhida, uma vez que a Administração Pública tem o poder de autotutela, que possibilita anular ou revogar seus próprios atos, mas quando com vício de nulidade, conforme a Súmula nº 473 do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com entendimento do Superior Tribunal de Justiça e do STF, o juiz João Batista Barbosa afirmou, ainda, que também não se aplica o instituto decadencial tratado no artigo 54 da Lei nº 9.784/99 (O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé).

“A administração Pública pode, a qualquer tempo, investigar se o servidor está ou não acumulando, ilegalmente, cargos públicos. Portanto, não há que se falar em decadência”, ressaltou o relator.

No tocante à acumulação de cargos, o relator afirmou que o caso em análise se enquadra na hipótese prevista no artigo 37, inciso XVI, alínea “b”, da Constituição Federal, que estabelece ser possível a acumulação remunerada de um cargo de professor com outro técnico ou científico, desde que haja compatibilidade de horários.

O juiz-relator enfatizou, ainda, que em outro julgamento de caso análogo pelo Tribunal Pleno do TJPB, foi firmado o entendimento de que o cargo de oficial de justiça se enquadra no conceito de técnico, já que exige daquele que o exerce um certo conhecimento específico, notadamente no campo da ciência jurídica, além de que a graduação em curso de nível superior é requisito para investidura no cargo, conforme exigência do § 2º do art. 260 da Lei Complementar nº 96/2010 (Lei de Organização e Divisão Judiciárias do Estado-Loje). “Portanto, tal circunstância corrobora o enquadramento no conceito constitucional de técnico ou científico, para efeito de acumulação lícita”, esclareceu.

Na conclusão do voto, o magistrado assim se posicionou: “observando-se o enquadramento do cargo de oficial de justiça no conceito de técnico ou científico e havendo compatibilidade de horários no desempenho desde e do cargo de professor da Rede Pública, há de ser declarada a licitude de acumulações de cargos pelo impetrante, e, via de consequência, reputar ilegal o ato da autoridade impetrada.”.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Eleição para novo reitor da UFPB é amanhã e terá 46 mil votantes; conheça propostas de cada chapa

2

Paraíba

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Terezinha e Mônica

3

Paraíba

Eleições UFPB: Conheça propostas da chapa Lucídio e João

4

Paraíba

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Valdiney e Rita de Cássia

5

Paraíba

Tribunal de Justiça aprova criação de mais sete vagas para desembargador na Paraíba