Transposição

Vazão para Monteiro sobe para 4,5m³/s após reservatório de Campos atingir cota

A partir de agora deverá ser aberta a ensacadeira, o que fará com que a vazão para a cidade paraibana de Monteiro suba para 4,5 m³/s

Vazão para Monteiro sobe para 4,5m³/s após reservatório de Campos atingir cota

O reservatório de Campos, na cidade pernambucana de Sertânia, atingiu a cota — Foto:Divulgação

O senador paraibano Cássio Cunha Lima (PSDB) anunciou neste domingo (26) através de suas redes sociais que a vazão para Monteiro irá aumentar nos próximos dias. De acordo com o senador, o reservatório de Campos, na cidade de Sertânia, em Pernambuco, atingiu a sua cota.

A partir de agora deverá ser aberta a ensacadeira, o que fará com que a vazão para a cidade paraibana de Monteiro suba para 4,5 m³/s. Atualmente a vazão para Monteiro era de 2 m³/s.

De acordo com informações do Ministério da Integração, a sexta estação de bombeamento do Eixo Leste da transposição é composta de duas motobombas, mas apenas uma delas está operando, em fase de testes. Cada bomba tem capacidade para liberar uma vazão de 4,5 m³/s, o equivalente ao volume necessário para atender a uma população de cerca de 2 milhões de pessoas e suficiente para que a água do Rio São Francisco chegue ao Açude de Boqueirão.

O Ministério da Integração Nacional esclarece, ainda, que a liberação da vazão completa da motobomba em operação só pode ser feita após o processo de enchimento dos reservatórios pernambucanos, que ficam após a estação.

A expectativa é de que seja entregue 9m³/s de água no prazo de 15 dias quando os dois conjuntos de motobombas estiverem funcionando simultaneamente.

O Ministério da Integração Nacional não informou sobre a previsão de quando a outra motobomba deve começar a funcionar nem estipulou um prazo para que a água da transposição chegue ao Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

2

Paraíba

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

3

Paraíba

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

4

Paraíba

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

5

Paraíba

Prefeitura de Alagoa Nova vai torrar quase R$ 600 mil em shows para Festa do Produtor Rural