Natanael Filho

Veterinário dá dicas para evitar o stress e a contaminação de animais durante a quarentena

O veterinário ainda disse que a quarentena também tem mudado o comportamento dos pets e que isso tem exigido também uma mudança no comportamento do seu tutor.

Veterinário dá dicas para evitar o stress e a contaminação de animais durante a quarentena

"Você pode passear com ele, mas evite uma praça ou locais com aglomerações". Disse — Foto:Reprodução

Cuidado com higienização, evitar aglomerações, ter um momento de brincadeira e interação com o seu animal de estimação. Essas são algumas das dicas que o veterinário Natanael Filho deu em entrevista ao portal ClickPB nesta quinta-feira (7). 

Médico Veterinário especialista em patologia clínica e nefrologia, Natanael falou que ainda pouco se sabe sobre a transmissão do coronavírus para cães e gatos, mas já se sabe que o contágio é possível e em cada caso as características sintomáticas variam muito. Ele relatou também que hoje no Brasil só existe um laboratório no Brasil que faz o teste com os animais para saber se contraiu o vírus, mas ainda não há nenhum caso registrado.

Disse ainda que é normal que os donos verifiquem mudanças de comportamento nos seus pets, mas ressaltou que procura maior que as clínicas veterinárias têm registrado é na área clínica, pois com os donos o dia todo em casa, alguns problemas antes não vistos acabam sendo descobertos. Ele destacou ainda que os donos podem e devem procurar as clínicas neste período, pois é um serviço essencial e todas as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS) estão sendo seguidas.

O veterinário ainda disse que a quarentena também tem mudado o comportamento dos pets e que isso tem exigido também uma mudança no comportamento do seu tutor. “Brinque com o seu pet. Compre um brinquedo. Dedique um tempo a ele. A sua presença dentro de casa pode sim deixar ele estranhando tudo, mas é questão de adaptação. Você pode passear com ele, mas evite uma praça ou locais com aglomerações. Um passeio rápido na rua sem movimentação pode ser um bom caminho, sem esquecer dar um banho ou higienizar ele quando chegar em casa”, ressaltou.

A entrevista completa com o veterinário pode ser conferida no instagram.com/portalclickpb, a área dos Stories/Ao vivo.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Cagepa interrompe abastecimento de água em locais de João Pessoa, Santa Rita e Bayeux

2

Paraíba

Trens voltam a circular entre Cabedelo e Santa Rita a partir desta segunda-feira

3

Paraíba

Manifestantes interditam BR-230 e reclamam de liberação de água em açude de Engenheiro Ávidos

4

Paraíba

Paraíba Restaurant Week: maior evento de gastronomia do estado tem pratos a partir de R$ 62,90, em João Pessoa

5

Paraíba

Tribunal de Justiça da Paraíba está entre os que mais inovam na defesa dos povos indígenas