Olimpíadas

PF investiga segundo grupo de suspeitos de terrorismo

A Polícia Federal teve conhecimento do grupo virtual a partir da deflagração da Operação Hashtag

PF investiga segundo grupo de suspeitos de terrorismo

Polícia Federal — Foto:Walla Santos

A Polícia Federal abriu uma nova frente de investigação na Operação Hashtag para apurar a existência de um segundo grupo de 15 supostos terroristas brasileiros que também comentavam em redes sociais sobre possibilidade de cometer atentado durante a Olimpíada do Rio. A existência desse segundo grupo foi apresentada em reportagem do “Fantástico”, da TV Globo, na noite desse domingo. Na semana passada, a Polícia Federal prendeu dez integrantes do grupo Defensores da Sharia, suspeitos de envolvimento em ato preparatório de ataques terroristas.

“A Polícia Federal teve conhecimento do grupo virtual a partir da deflagração da Operação Hashtag. Um dos alvos de medida restritiva desta operação estava entre os participantes mais ativos do grupo. A partir dessas informações, a Policia Federal passará a analisar o caso”, afirma a PF em resposta por escrito sobre o assunto.

A ideia da Divisão Antiterrorismo da PF é buscar mais informações sobre o novo grupo no âmbito das investigações da Hashtag, oficiadas pela Justiça Federal do Paraná. A polícia não revelou, no entanto, quem é o militante do grupo Sharia, ligado ao segundo grupo.

Pelas informações do Fantástico, o segundo grupo teria pelo menos 15 militantes, que estariam dispostos a organizar ou até mesmo a cometer atentados em ações coletivas ou solitárias. O grupo foi descoberto por um jornalista, que diz ter se infiltrado na organização há um ano e meio. O jornalista, não identificado na reportagem, afirma que viajou a sete países da Europa e fez contatos com recrutadores do Estado Islâmico. Em troca de mensagens, reveladas pelo jornalista, os supostos terroristas falam que as Olimpíadas seriam um momento oportuno para a execução de inimigos do grupo.

“Irmãos nossa reunião hoje em São Paulo foi boa, pudemos ter mais ideias. Será uma boa oportunidade de realizar o julgamento contra esses porcos”, diz um dos militantes que se apresenta como Lobo. Um outro, não identificado, vai mais longe e insinua que armas já foram compradas. “Vocês sabem onde encontro um fornecedor de armas pesadas ? Temos um fornecedor confiável e que está do nosso lado. Do material adquirido, todos ainda permanecem sem raspagem e em boa qualidade. O número de tiros, de acordo com a fonte, é de 72”, afirma.

COMPARTILHE

Bombando em Notícias Policiais

1

Notícias Policiais

Homem assassinado em shopping em João Pessoa, respondia por homicídios e roubos no Paraná e Santa Catarina

2

Notícias Policiais

Homem é assassinado a tiros no Shopping Pátio Altiplano, em João Pessoa

3

Notícias Policiais

Homens são sequestrados e torturados, um é morto a tiros e outro foge, em Cabedelo

4

Notícias Policiais

Defesa diz que provará inocência de médico preso suspeito de agressão na Paraíba e alega que ex-esposa mentiu por “vingança”

5

Notícias Policiais

Homem é morto a tiros próximo ao Terminal de Integração do Bessa