No RN

Presos voltam a se rebelar e Wallber Virgolino diz que polícia tem que entrar no presídio

Secretário da Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte quer conversar com governador para autorizar a entrada da polícia no presídio. Para ele, é o único jeito de acabar com a "crise" provocada pelas facções

Presos voltam a se rebelar e Wallber Virgolino diz que polícia tem que entrar no presídio

Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte — Foto:Eduardo Maia

O ex-secretário de Administração Penitenciária da Paraíba e atual secretário da Justiça e Cidadania (Sejuc) do Rio Grande do Norte, Wallber Virgolino, disse nesta quinta-feira (19), ao Portal ClickPB, que vai conversar, hoje, com o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, para que sejam adotadas as providências necessárias para acabar com a “crise” na Penitenciária Estadual de Alcaçuz: para Virgolino, a única solução é a entrada da polícia no presídio. “Eu vou me reunir com o governador, a polícia tem que entrar e tirar o preso de lá de dentro”, disse Virgolino. 

Os presos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, voltaram a subir nos telhados dos pavilhões quinto dia consecutivo. A Polícia Militar está na área externa do presídio. Virgolino, no entanto, nega que haja nova rebelião. 

Segundo Virgolino, o governador não tem evitado o ingresso da polícia na penitenciária. Otras pessoas é que são contra essa alternativa. “O governador não tem evitado, tem algumas pessoas que tentam evitar isso, mas o governador, eu vou falar com ele hoje, as medidas necessárias serão adotadas, porque, senão, não dá certo não”, disse Virgolino.  

A proposta de Virgolino é tirar o PCC (Primeiro Comando da Capital) do presídio e colocar no Presídio de Parnamirim, controlar o Sindicato do RN e trancar os presos em um pavilhão para poder consertar os pavilhões que estão destruídos. 

Para implementar o plano, no entanto, Wallber Virgolino reconhece que serão necessários muitos policiais, por isso é preciso que o governador autorize. “A gente tem que entrar com muita gente. Eu sou secretário de Justiça, eu não mando na Polícia Militar. Então tem que se reunir todo mundo para tomar uma decisão só, não posso ficar tomando decisão isolada não”, disse Virgolino, que está aguardando o agendamento dessa reunião. 
 

De acordo com a imprensa do Rio Grande do Norte, agentes penitenciários precisaram atirar balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo para conter um possível confronto entre os detentos. No interior do presídio há fumaça, barulhos de tiros e de quebra-quebra no local. Por volta das 10h o helicóptero Potiguar I chegou ao local para auxiliar na operação.

No último fim de semana uma rebelião de mais de 14 horas em Alcaçuz deixou 26 mortos. Cinco presos identificados como chefes da facção que comandou o massacre do fim de semana foram retirados de Alcaçuz para prestar depoimento e serão transferidos para outros presídios. 

Nessa terça (17) o governador Robinson Faria disse, em Brasília, que a situação estava sob controle.

Desde a última terça-feira (17) os detentos montaram um cenário de guerra na unidade. As duas facções estão divididas no espaço que liga os pavilhões. Do lado esquerdo, perto do pavilhão 4, estão os integrantes do Sindicato do RN e, do lado direito, os do PCC, que domina um dos cinco pavilhões de Alcaçuz. 

Armados com barras de ferro, paus e pedras, os presos montaram barricadas com grades, chapas de ferro dos portões, armários e colchões.

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, disse que o massacre em Alcaçuz foi uma “retaliação” ao que ocorreu em Manaus, onde presos supostamente filiados ao PCC foram mortos por integrantes de uma outra facção do Norte do país. “Começou no Amazonas, isso é uma retaliação. Essa briga não é do RN, é uma retaliação do que aconteceu no Amazonas, é uma vingança ao caso do Amazonas e aconteceu no meu estado, infelizmente”.

COMPARTILHE

Bombando em Notícias Policiais

1

Notícias Policiais

Homem assassinado em shopping em João Pessoa, respondia por homicídios e roubos no Paraná e Santa Catarina

2

Notícias Policiais

Homem é assassinado a tiros no Shopping Pátio Altiplano, em João Pessoa

3

Notícias Policiais

Homens são sequestrados e torturados, um é morto a tiros e outro foge, em Cabedelo

4

Notícias Policiais

Defesa diz que provará inocência de médico preso suspeito de agressão na Paraíba e alega que ex-esposa mentiu por “vingança”

5

Notícias Policiais

Homem é morto a tiros próximo ao Terminal de Integração do Bessa