ELEIÇÕES 2014

5 X 1: Por maioria, TRE entende que Cássio é elegível e defere registro

A Corte do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) decidiu por maioria dos votos deferir o registro do candidato, Cássio Cunha Lima (PSDB), ao governo da Paraíba. O

5 X 1: Por maioria, TRE entende que Cássio é elegível e defere registro

A Corte do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) decidiu por maioria  dos votos deferir o registro do candidato, Cássio Cunha Lima (PSDB), ao governo da Paraíba. O relator, juiz federal Rudival Gama do Nascimento, discordou do parecer do Ministério Público Eleitoral, e votou pelo deferimento do registro de candidatura do senador, Cássio Cunha Lima (PSDB), ao governo da Paraíba. Quem também discordou do MP foi o juiz Corregedor, Tércio Chaves de Moura, que acompanhou o voto do relator, afirmando que a inelegibilidade deve ser contada dia a dia, sendo seguido pelos juizes Sylvio Pélico Porto Filho, Eduardo José de Carvalho Soares  e Breno Wanderley César Segundo.

O Desembargador, João Alves da Silva, por sua vez alegou que o fim do prazo de elegibilidade terminaria apenas no dia da eleição do segundo turno.

Para o relator, o segundo turno não é “uma nova eleição”, como propôs a Procuradoria Regional Eleitoral, mas apenas um pleito complementar.

Rudival reiterou ainda que a data de contagem do início da inelegibilidade é a data da eleição, ou seja, “o primeiro domingo de outubro”, favorecendo a tese da defesa de Cássio. “O primeiro turno é o marco do processo eleitoral”, disse.

Já usaram da palavra os advogados da coligação “A vontade do Povo” e da coligação “A Força do Trabalho”.

O juiz entendeu que o prazo de inelegibilidade neste caso concreto é de realmente de oito anos, discordando da argumentação da defesa, mas mesmo assim reafirmou a elegibilidade de Cássio.

Quanto a impugnação apresentada pelo PSB, que argumentava falta de pagamento de uma multa eleitoral, o juiz destacou que ainda que Cássio desejasse não teria como pagar a mesma, já que cabe ao Judiciário emitir a guia de pagamento em um prazo de 30 dias.

 

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Prefeitura de Campina Grande entrega duas toneladas de peixes em na comunidade do Jeremias

2

Política

Luiz Couto uso a tribuna da Câmara para fazer campanha pela pré-candidatura de Luciano Cartaxo em João Pessoa

3

Política

“Não faço comentário sobre o que não ouvi”, diz João Azevêdo após Adriano Galdino reclamar de falta de reconhecimento

4

Política

Adriano Galdino reclama e diz que João Azevêdo não dá importância para sua atuação na Assembleia: “deveria ter mais reconhecimento”

5

Política

Irmãos Brazão, suspeitos de mandar matar vereadora, são transferidos de Brasília