Sem data

Bancada paraibana se reúne com Michel Temer para discutir crise hídrica

Os parlamentares paraibanos pretendem pedir que o Governo Federal conclua a transposição do Rio São Francisco o mais rápido possível

Bancada paraibana se reúne com Michel Temer para discutir crise hídrica

A bancada paraibana esteve reunida em Brasília nesta quarta-feira — Foto:Divulgação

A bancada federal paraibana vai se reunir com o presidente da República, Michel Temer (PMDB), para discutir a crise hídrica na Paraíba. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (20) pelo deputado federal e coordenador da bancada, Benjamin Maranhão (SD). A data do encontro ainda será confirmada, de acordo com o parlamentar.

Ele lembrou que a situação é desesperadora, pois quase 90% dos municípios da Paraíba estão em situação de emergência e a maior parte dos reservatórios está seco ou prestes a secar.

“Vamos levar ao conhecimento do presidente a realidade da Paraíba na questão hídrica e pedir que o Governo Federal conclua o mais rápido possível a transposição do rio São Francisco, que será uma redenção para o Nordeste. Vamos solicitar também mais recursos para obras emergenciais como perfuração de poços, construção de cisternas e renovação de barragens e açudes”, revelou o deputado.

De acordo com Benjamin, a bancada federal está atenta à questão hídrica da Paraíba e ao clamor da população por água. “Diversos açudes já estão secos e outros com menos de 5% da sua capacidade total. Não podemos admitir que os paraibanos continuem sofrendo sem água”, disse.
Além de Benjamin Maranhão (SD), a bancada federal paraibana é composta pelos deputados Pedro Cunha Lima (PSDB), Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), Aguinaldo Ribeiro (PP), Hugo Motta (PMDB), Manoel Junior (PMDB), Wellington Roberto (PR), Efraim Filho (DEM), Wilson Filho (PTB), Rômulo Gouveia (PSD), Luiz Couto (PT) e Dr. Damião (PDT). Também integram o bloco os senadores José Maranhão (PMDB), Raimunda Lira (PMDB) e Deca (PSDB).

Reservatórios secos – Atualmente na Paraíba, dos 128 reservatórios monitorados pela Agência Executiva de gestão das Águas na Paraíba (Aesa), 26 estão vazios e mais 58 se encontram com menos de 5% de capacidade. Ou seja, 65,6% dos reservatórios se encontram sem água ou com impedimento para abastecimento nos municípios. Conforme a Aesa, 38 reservatórios estão com capacidade armazenada superior a 20% do seu volume total e 31 se encontram em observação, com registro menor que 20% do seu volume total.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Veja quais vereadores de Patos votaram para aumentar o próprio salário, do prefeito, vice e secretários

2

Política

Flávio Dino quer que Lula, Pacheco e Lira falem sobre suposto uso indevido do orçamento secreto

3

Política

Dino pede destaque e decisão sobre bloqueio do WhatsApp segue para plenário físico

4

Política

Cientistas fazem abaixo-assinado e exigem que Governo Lula compre vacina atualizada contra covid-19

5

Política

VERGONHA NACIONAL: salário do prefeito de Patos aumenta 70%; de R$ 17 mil para R$ 28 mil