Em discussão

Com 2 mil membros, Uber pode ser regulamentado por projeto de lei na ALPB

De acordo com Raoni Mendes, o aplicativo colabora para a modernização do sistema de transporte na Capital

Com 2 mil membros, Uber pode ser regulamentado por projeto de lei na ALPB

Deputado estadual Raoni Mendes (DEM) — Foto:Divulgação

Nesta terça-feira (18), o deputado estadual Raoni Mendes (DEM) apresentou um projeto de lei que pretende regulamentar a plataforma Uber na Paraíba. Na proposta está a permissão do exercício de utilização do Transporte Individual Privado, enquanto meio de transporte e mobilidade urbana. De acordo com Raoni Mendes, o aplicativo colabora para a modernização do sistema de transporte na Capital. Amanhã, o Uber faz um mês de operação na Capital e já contabiliza mais de 2 mil membros.

De acordo com a Uber, a plataforma digital da empresa já reúne mais de 2 mil membros em João Pessoa desde a tarde desta terça-feira, apesar do serviço ser proibido no estado. Para pressionar a regulamentação da atividade, os membros da Uber, que formaram a Associação dos Motoristas de Transporte Particular de João Pessoa, estão promovendo um abaixo assinado no Charge.org para pressionar a Câmara Municipal (CMJP), para regulamentar a atividade. 

Projeto – Para o deputado estadual Raoni Mendes,  o Uber está servindo à população da cidade, mesmo tendo conseguido instalar-se em João Pessoa “ainda que de maneira precária, do ponto de vista jurídico”. Para ele, o serviço diversifica a intermodalidade dos transportes e oferece a concorrência. “Apresentei a proposta na Casa amparado pelo desejo da ampla maioria das pessoas de contar com essa possibilidade na hora de fazer um deslocamento que não seja em carro próprio”, destacou.

O serviço prestado pelo Uber é considerado clandestino por falta de regulamentação. O projeto diz que serão considerados aplicativos de serviço de transporte individual privado os mecanismos onlines, via aplicativos de celular ou websites, que conectem os passageiros aos motoristas previamente cadastrados. O pagamento deve ser através do meio eletrônico e deve ser ofertado canais aos clientes para eventuais reclamações. A proposta também permite o transporte de animais de estimação. 

Caso seja aprovado, o projeto sobrepõe- se à decisão de proibição do serviço, deliberada pela Câmara Municipal de João Pessoa. Na Capital, os motoristas têm enfrentado problemas devido a proibição. Na época em que a matéria foi apreciada na Casa, Raoni Mendes estava exercendo o mandato de vereador e se posicionou contrário a maioria dos colegas, que decidiu proibir o Uber no município. 

O Uber opera mediante a utilização de aplicativos próprios móveis, para, através deste, conectar com central operadora para que esta designe um veículo cadastrado para fazer a condução do cliente.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Tarcísio Jardim acusa cabo Gilberto e Walber de machismo por cortarem fala de Eliza em evento com Bolsonaro

2

Política

Vitor Hugo diz que discurso de Walber Virgolino contra violência é frágil e que se ele entrar em comunidades é “metralhado”

3

Política

Vitor Hugo revela que criminosos cobram taxas de políticos para entrar nos bairros de Cabedelo: “só entra se pagar”

4

Política

Daniella Ribeiro seguirá voto do relator e votará contra descriminalização das drogas

5

Política

Anvisa discute amanhã liberação do cigarro eletrônico no Brasil