Impeachment

Confira os bastidores do processo de impeachment no Senado

Imagens da chegada de Dilma Rouseff ao Senado Federal, com o apoio da presença de convidados de defesa, o ex-presidente Lula e o artista Chico Buarque.

Confira os bastidores do processo de impeachment no Senado

"Não estou aqui dizendo que hoje está tendo um golpe de Estado. Estou dizendo 'me condenem que este golpe será irreversível''", diz a presidenta afastada Dilma Rousseff. — Foto:Imagens: Jaciara Ayres

Divididos em relação às declarações da presidenta afastada Dilma Rousseff, depois de um intervalo de uma hora para almoço, senadores favoráveis e contrários ao impeachment retomaram a sessão de julgamento do processo contra a Dilma com a manifestação do tucano Aécio Neves (MG), um dos maiores opositores de Dilma.

Acompanhe a sessão ao vivo – clique aqui.

CHEGADA

A presidenta afastada Dilma Rousseff chegou no Senado no início do quarto dia de julgamento do processo de impeachment acompanhada no carro pelo cantor Chico Buarque. 

Acompanhada por Renan Calheiros, a petista chegou ao congresso por volta das 9h e foi recebida com flores por parlamentares contrários ao impeachment.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhou nesta segunda-feira (29) o depoimento da presidente afastada Dilma Rousseff no julgamento final do processo de impeachment na galeria do plenário do Senado ao lado do cantor e compositor Chico Buarque e de ex-ministros da petista, entre os quais o ex-chefe da Casa Civil Jaques Wagner.

Padrinho político de Dilma, Lula assistiu ao discurso da presidente afastada quieto, sem fazer comentários. Em alguns momentos, ele levava às mãos ao rosto.

“Espero que a sessão seja tranquila e civilizada, à altura do Senado Federal. Da nossa parte [favorável ao impeachment] não podemos ser tão duros que aparente arrogância, nem tão suaves que pareça covardia, mas tudo depende tom que a presidenta vai dar”, adiantou o senador Álvaro Dias (PV-PR).

ARGUMENTAÇÃO
“Não vejo golpe, não há tanques [do Exército] nas ruas, as instituições não estão fechadas, pelo contrário, estão fortalecidas”, disse sobre a expectativa para que ela reforce o discurso de que é vítima de uma tentativa de golpe.

Ao todo, 33 convidados de Dilma tiveram acesso à galeria, com visão privilegiada ao plenário onde Dilma será interrogada pelos senadores. O presidente do PT, Rui Falcão, o ex-presidente da OAB Marcello Lavenère e o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Guilherme Boulos,fazem parte da comitiva da presidente afastada.

“A presidenta vem com firmeza, com altivez, é a segunda vez. Esta é a segunda vez que ela enfrenta um tribunal de exceção. A vez primeira ela tinha 19 anos . Não temos tanques ,mas tivemos muita tortura moral ao longo desse processo”, destacou a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), ex-ministra da Casa Civil da petista e uma de suas maiores defensoras no processo.

Ao contrário dos últimos outros dias , o plenário do Senado está completamente lotado de parlamentares, profissionais de impresnsa e convidados da defesa e da acusação.

Imagens: Jaciara Ayres

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Veja quais vereadores de Patos votaram para aumentar o próprio salário, do prefeito, vice e secretários

2

Política

Flávio Dino quer que Lula, Pacheco e Lira falem sobre suposto uso indevido do orçamento secreto

3

Política

Dino pede destaque e decisão sobre bloqueio do WhatsApp segue para plenário físico

4

Política

Cientistas fazem abaixo-assinado e exigem que Governo Lula compre vacina atualizada contra covid-19

5

Política

VERGONHA NACIONAL: salário do prefeito de Patos aumenta 70%; de R$ 17 mil para R$ 28 mil