Janduhy Carneiro

Deputado acusa Energisa de praticar cobrança indevida e lesar consumidores da Paraíba

O parlamentar acredita que é preciso ingressar com uma ação no juízo de primeiro grau, na Justiça comum, para acabar com essa cobrança indevida

Deputado acusa Energisa de praticar cobrança indevida e lesar consumidores da Paraíba

Essa cobrança, segundo o deputado, representa em torno de 20% na conta de energia do consumidor — Foto:Walla Santos

O deputado Janduhy Carneiro (Podemos) acusou a Energisa Paraíba de praticar uma cobrança indevida que têm lesado os consumidores paraibanos. Durante audiência na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o parlamentar disse que boa parte da fatura da energia elétrica é tributo, principalmente o ICMS, cobrado sobre a circulação de mercadorias e serviços. 

Mas segundo ele, existem cobranças que não deveriam estar sendo feitas pela concessionária, que são a TUSD, sigla para Tarifa de Utilização de Serviços de Distribuição, e a TUST, Tarifa de Utilização de Serviços de Transmissão. Essa cobrança, segundo o deputado, representa em torno de 20% na conta de energia do consumidor. 

Leia mais:

“Essas tarifas são devidas para indenizar a empresa pelos custos de transmissão da distribuidora até a sua casa, no entanto, o Tust e o Tusd não podem integrar a base de cálculo do ICMS. “Já há decisões, inclusive do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que considera que na hora de efetuar o cálculo do ICMS, a concessionária de energia deve excluir os custos relativos a esta tarifa”, explicou. 

Janduhy acredita que é preciso ingressar com uma ação no juízo de primeiro grau, na Justiça comum, para acabar com essa cobrança indevida.

A cobrança dessas tarifas existe porque, com a privatização do setor elétrico, houve uma separação dos negócios da cadeia produtiva da energia, quais sejam, geração, transmissão e distribuição.

Nesse sentido, após a produção da energia elétrica, geralmente nas usinas hidrelétricas, ela é direcionada, por meio das linhas e torres de transmissão, para os Municípios. Ao chegar nas cidades, a energia passa pelas subestações e, posteriormente, por transformadores de distribuição, os quais adequam a voltagem à utilização dos consumidores.

A discussão se instalou em razão da incidência das tarifas pelos serviços de transmissão e de distribuição de energia sobre o ICMS, o que despertou o interesse de advogados e de escritórios de advocacia, dando início ao debate jurídico sobre a legalidade ou não dessa base de cálculo, ou seja, se pode haver a incidência do ICMS nas etapas intermediárias do fornecimento de energia elétrica. 

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

2

Política

Vereadores de Alhandra caçam novamente o mandato de João Sufoco, desafiando decisão judicial

3

Política

Prefeitura de Alagoa Nova vai torrar quase R$ 600 mil em shows para Festa do Produtor Rural  

4

Política

Presidente José Willian divulga carta propondo o fim da reeleição na Fiep

5

Política

Campina Grande mostra recuperação e tem saldo positivo de empregos em fevereiro