Sem rumo

Deputado denuncia desmandos em Alhandra e prefeito eleito tem reunião de transição nesta quarta

Branco defende que os órgãos de controle externo como MP e TC precisam criar mecanismos para fiscalizar o final da gestão

Deputado denuncia desmandos em Alhandra e prefeito eleito tem reunião de transição nesta quarta

Branco Mendes usa a tribuna para denuncia o prefeito de Alandra — Foto:Walla Santos

O prefeito eleito do município de Alhandra, Renato Mendes (DEM), disse nesta terça-feira (25) que espera a apresentação, nesta quarta-feira (26), da comissão de transição da atual gestão. O deputado estadual Branco Mendes denunciou, também nesta terça (25), na Assembleia Legislativa da Paraíba, “manobras” do atual prefeito, Marcelo Rodrigues da Costa (PMDB), para comprometer as receitas do município para o próximo mandato.

Entre as denúncias, uma delas é de que o prefeito atual pretende homologar concurso realizado no período eleitoral, este ano, para obrigar as nomeações e inchar a folha de pessoal.

“Ele não pode contratar nesse período. Ele fez uma casca de banana, se ganhasse as eleições, deixava como estava; se perdesse, aí ele quer homologar o concurso para que eu fique com obrigação de nomear em janeiro, porque ele não pode gerar despesa”, disse Renato Mendes.

De acordo com Renato Mendes, alguns candidatos desse concurso público entraram com ações na Justiça alegando que houve fraudes. Ele disse que vai aguardar mais informações sobre o certame. Ele acredita que na quinta-feira, após a reunião de amanhã, com a comissão de transição, terá uma posição melhor sobre a situação da prefeitura. Renato também vai apresentar a sua comissão de transição, com quatro membros.

Branco defendeu que os órgãos de controle externo como Ministério Público e Tribunal de Contas precisam criar mecanismos para fiscalizar o final da gestão dos prefeitos que não conseguiram se reeleger, na Paraíba, para evitar o caos administrativo.

De acordo com o deputado, Alhandra passou mais de três anos sem realizar concurso público municipal e a prefeitura chegou a mais de 900 contratados, sem concurso. Este ano, em período eleitoral, o concurso foi realizado.

“O concurso foi realizado no mês de agosto, nós estamos a dois meses para o término do mandato do prefeito e ele agora vai convocar aqueles que passaram no concurso, já chegando nos últimos dias do mandato atual, onerando a folha do município e criando um mecanismo para a futura gestão não ter sequer a oportunidade de fazer mais nada, porque a folha vai inchar com concursados sendo convocados de última hora”, denunciou Branco.  

De acordo com denúncias recebidas pelo prefeito eleito, o prefeito atual demitiu servidores contratados, cortou transporte escolar, merenda e abandonou a saúde, com fechamento de posto de saúde e a precarização do hospital municipal Alfredo de Almeida Ferreira, onde segundo Renato Mendes está faltando alimentação e onde, inclusive, um idoso morreu na semana passada por falta de oxigênio.

“Uma onda de demissão violenta, corte de gratificações, justificando conter despesas no final do mandato. Mas não justifica conter despesas tirando o transporte escolar dos alunos, pois o ano letivo não acabou”, relatou Renato Mendes.

O democrata disse que a partir de amanhã, com a reunião para apresentação das comissões de transição, vai se inteirar dos fatos e acompanhar de perto a administração municipal. “Terei um apanhado melhor, e se necessário, acionar o Tribunal de Contas”, disse Mendes.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

2

Política

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

3

Política

Vereadores de Alhandra cassam novamente o mandato de João Sufoco, desafiando decisão judicial

4

Política

Prefeitura de Alagoa Nova vai torrar quase R$ 600 mil em shows para Festa do Produtor Rural  

5

Política

Presidente José Willian divulga carta propondo o fim da reeleição na Fiep