Jeová Campos

Deputado sugere que Caravana ao Eixo Norte da Transposição aconteça nos dias 1º e 2 de Junho

Ou a gente pereniza o Rio Piancó para alimentar Coremas ou espera um milagre da natureza”, disse o parlamentar

Deputado sugere que Caravana ao Eixo Norte da Transposição aconteça nos dias 1º e 2 de Junho

Jeová Campos, deputado estadual — Foto:Walla Santos

Em discurso hoje (11), pela manhã, na Tribuna da ALPB, o deputado Jeová Campos (PSB) sugeriu que a Casa, juntamente com as assembleias do Rio Grande do Norte e de Pernambuco, realize uma Caravana para protestar contra a paralisação das obras do Eixo Norte da Transposição os próximos dias 1 e 2 de junho. “Eu estou propondo que, nestes dias, nós realizemos uma Caravana de protesto, porque já reivindicamos muito a retomada das obras do Eixo Norte da Transposição, que estão aradas desde julho do ano passado”, disse o parlamentar.

Para ele, não se justifica a obra ainda estar parada. “Todos lembram que ainda em setembro do ano passado, durante audiência da Frente Parlamentar da Água da ALPB, com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, foi proposto que fosse celebrado um contrato emergencial. Se tivesse feito um contrato de emergência ou tivesse sido convocado o Exército, como foi proposto pelo deputado Jandhuy Carneiro, esse problema já estaria solucionado”, disse Jeová.

Segundo ele, já foi mantido contato com o deputado potiguar, Mineiro, para fazer a Caravana cujo roteiro, inicialmente, proposto pelo parlamentar, começaria no dia 1º de junho, em Terra Nova (PE), a partir das 14h, onde está paralisada a obra. O pernoite seria na cidade de Salgueiro (PE), onde à noite, seria realizada uma ação com a sociedade pernambucana e os caravaneiros da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Na sexta-feira (02), a Caravana passaria por Jati, Mauriti até chegar em Cajazeiras.

“Essa caravana é muito importante, não apenas para chamar atenção da necessidade de conclusão a obra, mas, também para debatermos o canal que liga Caiçara a Engenheiro Ávidos e colocar em evidência a necessidade que temos de perenizarmos o Rio Piancó, que é tão importante para o sertão da Paraíba, porque de Santa Luzia até chegar no extremo do Rio Grande do Norte, por São Bento, toda aquela região é abastecida por Coremas, que hoje tem apenas em torno de 8% de sua capacidade. Ou a gente pereniza o Rio Piancó para alimentar Coremas ou espera um milagre da natureza”, disse o parlamentar.

Segundo Jeová, além de representantes da sociedade civil organizada e parlamentares da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, a Caravana vai contar também com a participação da Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado Federal, através da senadora Fátima Bezerra (RN). “Não chegará água da Transposição no açude Armando Ribeiro Gonçalves, em Açu, no Rio Grande do Norte, se não tiver água em Cajazeiras. Não chegará água em Cajazeiras, se não tiver água em Jati, em Salgueiro”, reiterou o deputado, dizendo que é preciso essa mobilização para salvar o sertão da Paraíba e o Vale do Piancó de um colapso e para fazer chegar água da transposição no Rio Grande do Norte e no Ceará.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

2

Política

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

3

Política

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

4

Política

Vereadores de Alhandra cassam novamente o mandato de João Sufoco, desafiando decisão judicial

5

Política

Prefeitura de Alagoa Nova vai torrar quase R$ 600 mil em shows para Festa do Produtor Rural