Procurador

Eitel Santiago inscreve candidatura à lista tríplice para suceder Janot na PGR

As eleições acontecem em junho. O atual mandato do chefe do Ministério Público Federal termina em setembro

Eitel Santiago inscreve candidatura à lista tríplice para suceder Janot na PGR

Eitel Santiago já foi corregedor geral do Ministério Público Federal — Foto:Divulgação

Cinco procuradores já apresentaram candidatura para participar da disputa pela chefia da Procuradoria Geral da República, entre eles está o paraibano Eitel Santiago, que se inscreveu nesta segunda-feira (22). Eitel já foi corregedor geral do Ministério Público Federal, entre 2005 e 2006. Ele é pai do vereador Lucas de Brito, vice-presidente da Câmara Municipal de João Pessoa. 

O atual mandato do chefe do Ministério Público Federal termina em setembro e, se quiser, Janot, no segundo mandato, está apto a concorrer novamente.

As inscrições vão até esta quarta (24) e a eleição será organizada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

Até o início da noite desta segunda-feira, além de Eitel, os candidatos eram Nicolao Dino, vice-procurador-geral Eleitoral, que atua em nome do Ministério Público no Tribunal Superior eleitoral (TSE); Mario Bonsaglia, que já concorreu na última disputa e recebeu 462 votos, ficando em segundo lugar (à época, Janot recebeu 799 votos); Carlos Frederico, principal opositor de Janot na última eleição e ficou de fora da lista tríplice; Franklin Rodrigues da Costa, também subprocurador da República;

Pelas regras atuais, não há impedimento legal para Rodrigo Janot concorrer a um terceiro mandato.

Internamente, procuradores entendem que a segunda recondução seria a melhor solução diante do número de investigações em andamento relacionadas principalmente à Lava Jato, incluindo uma sobre o presidente Michel Temer.

“Janot tem toda a legitimidade para decidir e ele tem todo o direito de decidir até o último momento”, afirmou ao Blog do Matheus Leitão o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), José Robalinho Cavalcanti.

Há previsão da realização de seis debates entre os candidatos à lista tríplice. A eleição está prevista para junho.

O mais votado entre os 1,2 mil procuradores encabeçará a lista tríplice enviada ao presidente da República. Desde o governo do ex-presidente Lula, o primeiro colocado da lista tem sido escolhido para liderar o Ministério Público Federal.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

PSB anuncia hoje pré-candidatos a vereadores em João Pessoa

2

Política

Camila Toscano crava para maio lançamento do candidato de situação à Prefeitura de Guarabira

3

Política

Sargento Neto diz que Bruno Cunha Lima é cercado de “amigos da onça” e afirma que prefeito irá fazer nova troca de secretários

4

Política

Secretária executiva de Educação viaja e ‘dá bolo’ em convocação para Assembleia Legislativa

5

Política

Deputado Júnior Araújo diz que é alvo de perseguição em Cajazeiras e revela suposta lista de demissões