Delegado Rosalvo Franco

Ex-superintendente da PF é nomeado para cargo especial no governo de transição

Rosalvo atuou momentos decisivos da Lava Jato, desde o início até fases delicadas, como a busca e apreensão na casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ex-superintendente da PF é nomeado para cargo especial no governo de transição

Rosalvo foi superintendente da PF no Paraná de 2013 a 2017, quando se aposentou. — Foto:Reprodução

O ex-superintendente da Polícia Federal no Paraná, delegado Rosalvo Franco, foi nomeado para o cargo especial de transição governamental”, para auxiliar o futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro, na transição de governo.

Rosalvo foi superintendente da PF no Paraná de 2013 a 2017, quando se aposentou. Nesta segunda-feira (19), Rosalvo já participou das primeiras reuniões com Moro, e almoçou com ele no CCBB, onde funciona o governo de transição.

No período que comandou a PF em Curitiba , Rosalvo atuou em momentos decisivos da Lava Jato, desde o início até fases delicadas, como a busca e apreensão na casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Daí a proximidade com Moro, a partir do trabalho conjunto na Lava Jato.

Outro nome de confiança de Moro também foi publicado hoje no “Diário Oficial” desta terça-feira (20). É o de Flávia Maceno, que assessorou Moro durante toda a Lava Jato. Ela foi diretora de secretaria na 13ª Vara da Justiça Federal, em Curitiba.

Moro está definindo nomes-chave pra sua equipe no Ministério da Justiça e em órgãos vinculados, como a Polícia Federal. Ele já disse que o nome do novo diretor-geral da PF pode ser decidido nesta semana. O mais cotado é Mauricio Valeixo, hoje superintendente da PF em Curitiba.

Valeixo é muito próximo de Moro, já foi o numero 3 na hierarquia da Polícia Federal na gestão do ex-diretor-geral Leandro Daiello, tem trânsito com as equipes de investigação da Lava Jato que atuam em Curitiba e em Brasília.

Outro nome cotado para o cargo é o de Érika Marena. A delegada é uma aposta dos colegas, tem proximidade com Moro e atuou no início da Lava Jato. Na segunda ela almoçou com o futuro ministro. A definição deve sair até sexta. Moro também estuda nomes-chave para o ministério para ocupar cargos como o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Marena também é cotada para assumir um posto na estrutura do Ministério da Justiça. Um dos possíveis cargos é o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional — posto estratégico responsável pela recuperação de dinheiro desviado para o exterior e por cooperações com outros países para desvendar remessas ilegais. O caso do ex-deputado Eduardo Cunha (a cooperação internacional com a Suíça) passou pelo DRCI.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Prefeitura de Campina Grande entrega duas toneladas de peixes em na comunidade do Jeremias

2

Política

Luiz Couto uso a tribuna da Câmara para fazer campanha pela pré-candidatura de Luciano Cartaxo em João Pessoa

3

Política

“Não faço comentário sobre o que não ouvi”, diz João Azevêdo após Adriano Galdino reclamar de falta de reconhecimento

4

Política

Adriano Galdino reclama e diz que João Azevêdo não dá importância para sua atuação na Assembleia: “deveria ter mais reconhecimento”

5

Política

Irmãos Brazão, suspeitos de mandar matar vereadora, são transferidos de Brasília