'Todas Por Uma'

Grupo se solidariza com advogada que denunciou agressão de prefeito e diz: “a mulher precisa pedir ajuda”

Segundo o comunicado do grupo, "a coragem de Myriam Gadelha de denunciar as agressões deve servir de exemplo para tantas outras mulheres que se reconhecem nessa situação."

Justiça da Paraíba, condenação, prefeito de Sousa,

O prefeito foi condenado a uma pena de um ano e quatro meses, em regime aberto, por ter espancado a ex-namorada e advogada Myriam Gadelha, em 2018. (Foto: Walla Santos)

O Fórum Todas Por Uma se solidarizou, em nota, com a advogada Myriam Gadelha, que denunciou ter sido agredida pelo ex-namorado, o prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, na quinta-feira (6). Segundo o comunicado do grupo, “a coragem de Myriam Gadelha de denunciar as agressões deve servir de exemplo para tantas outras mulheres que se reconhecem nessa situação.”

A nota foi assinada por diversas integrantes, entre elas a presidente do Fórum, a deputada estadual da Paraíba e eleita senadora do estado, Daniella Ribeiro. “É preciso denunciar o quanto antes, para que a violência cesse e o agressor seja punido na forma da lei. Quando a máscara do agressor cai, a mulher precisa pedir ajuda. De imediato”, alerta o Fórum Todas Por Uma, na nota.

Veja na íntegra.

Nota

O Fórum Todas por Uma vem a público se solidarizar com a advogada Myriam Gadelha pelas agressões sofridas no último dia 6 de dezembro pelo ex-namorado Fábio Tyrone, atual prefeito de Sousa, e repudiar qualquer tipo de violência praticada contra mulheres, seja física, psicológica, patrimonial ou sexual. Conforme boletim de ocorrência publicado nas redes sociais, Myriam sofreu socos, tapas, empurrões e xingamentos do agressor, motivado por ciúmes.

Infelizmente, a cada dia, os números de violência doméstica crescem de forma avassaladora no nosso país. Atingem mulheres das mais diferentes classes sociais, mulheres que por muitas vezes preferem silenciar a denunciar seus agressores. Os motivos são os mais diversos possíveis, sendo a dependência econômica, a vergonha e o medo, os mais comuns.

A coragem de Myriam Gadelha de denunciar as agressões deve servir de exemplo para tantas outras mulheres que se reconhecem nessa situação. É preciso denunciar o quanto antes, para que a violência cesse e o agressor seja punido na forma da lei. Quando a máscara do agressor cai, a mulher precisa pedir ajuda. De imediato.

A realidade mostra que ter pena do agressor só aumenta o risco, inclusive de morte, da vítima. Por isso, é importante a divulgação dos diversos canais de denúncia e da existência da Lei Maria da Penha. Importante também lembrar que as denúncias podem ser feitas por qualquer pessoa, e não apenas pela vítima.

O silêncio que torna as mulheres reféns dentro de suas próprias casas e aprisionadas em ‘amores’ doentios só beneficia o algoz. Por isso, o Fórum Todas por Uma levanta a bandeira pelo fim do machismo e contra a violência doméstica. Sozinhas, nossa voz pode não ser ouvida, mas juntas sempre seremos mais fortes. Ontem foi Maria da Penha, hoje foi Myriam. Não esperemos a próxima vítima para lutarmos por igualdade de direitos e pelo fim da violência.

Denúncias

Disque 180 – Secretaria de Políticas para Mulheres 

Disque 0800 283 3883 – Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra

Assinam a nota:

Daniella Ribeiro – Presidente do Fórum Todas por Uma, Deputada estadual  

Eliomara Abrantes – Advogada

Marianne Góes – Jornalista, Designer, Diretora Geral da Estação Cabo Branco

Loreley Garcia – Professora titular, UFPB/PPGS

Marina Gadelha – Advogada, Conselheira Federal da OAB

Edna Silva – Presidente da Associação AME PB

Rosália Lucas – Empresária, Presidente da Fundação CDL-CG, Secretária de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Campina Grande 

Josilene Aires Moreira – Professora-adjunta do Centro de Informática, UFPB. Coordenadora do Observatório da Violência UFPB

Nadja Oliveira – Diretora-Técnica do Parque Tecnológico, Docente e chefe do Departamento de Odontologia da UEPB 

Helena Holanda – Vereadora 

Adriana Basílio – Fisioterapeuta 

Paraíba, 9 de dezembro de 2018.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores

2

Política

Senado aprova isenção de Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos

3

Política

Ministério Público denuncia deputado Eduardo Brito por irregularidades na coleta de lixo em Mamanguape

4

Política

Deputados se recusam a relatar caso contra Brazão no Conselho de Ética

5

Política

Prefeitura de Pedra Lavrada vai desembolsar mais de R$ 1,7 milhão com construção de campo de futebol