Ex-prefeita

Inquérito Civil Público apura suposta improbidade praticada por Pollyanna Dutra em Pombal

De acordo com o TCE, a Lei Municipal n.º 1084/2001, que disciplina a contratação excepcional, foi declarada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça.

Inquérito Civil Público apura suposta improbidade praticada por Pollyanna Dutra em Pombal

Ex-prefeita de Pombal, Pollyanna Dutra, teria feito as contratações em 2014 — Foto:Reprodução

O Ministério Público da Paraíba abriu inquérito civil público, nº 005.2018.000300, para investigar a suposta prática de improbidade administrativa por Yasnaia Pollyanna Werton Dutra, mais conhecida como Pollyanna Dutra, ex-prefeita do município de Pombal. 

A iniciativa da 3ª Promotoria de Justiça de Pombal atende decisão do Tribunal de Contas, que constatou, no Processo nº 04745/15, contratações de pessoal por excepcional interesse público, efetivadas com base em lei municipal declarada inconstitucional. A irregularidade teria sido praticada no exercício financeiro de 2014, quando o número de contratados por excepcional interesse público superava a quantidade de 400 pessoas. 

O inquérito contra a ex-prefeita, no Ministério Público, é assinado pelo promotor de Justiça Leidimar Almeida Bezerra. 

De acordo com o TCE, a Lei Municipal n.º 1084/2001, que disciplina a contratação excepcional, foi declarada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça da Paraíba em suas partes essenciais, uma vez que não definiu as hipóteses em que existiria o excepcional interesse público, fazendo, apenas, mera referência a serviços genéricos, fato já apontado na análise da prestação de contas da ex-prefeita.  

De acordo com o TCE, a contratação enseja possível prática de ato de improbidade administrativa, conforme dispõe o artigo 11, inciso I, da Lei Federal n.º 8.429/92, motivo pelo qual encaminhou representação ao Ministério Público Estadual para providências.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

2

Política

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

3

Política

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

4

Política

Vereadores de Alhandra cassam novamente o mandato de João Sufoco, desafiando decisão judicial

5

Política

Prefeitura de Alagoa Nova vai torrar quase R$ 600 mil em shows para Festa do Produtor Rural