Por fraude

Justiça eleitoral cassa mandatos de todos os vereadores e suplentes de Monte Horebe

Nove vereadores e três suplentes foram condenados em primeira instância por fraude eleitoral.

Justiça eleitoral cassa mandatos de todos os vereadores e suplentes de Monte Horebe

Vereadores de Monte Horebe foram cassados — Foto:Câmara de Monte Horebe

A Justiça Eleitoral cassou os mandatos de todos os vereadores e suplentes de vereadores da cidade de Monte Horebe, no Sertão paraibano. Eles foram condenados em primeira instância por fraude eleitoral, ao lançarem “candidaturas laranjas” de três mulheres, para cumprir a cota mínima de 30% do gênero. A decisão é do juiz Ricardo Henriques Pereira Amorim, da 40ª Zona Eleitoral de São José de Piranhas.

Foram cassados nove vereadores, todos do MDB, e três suplentes, porém ainda cabe recurso da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), e os vereadores podem permanecer no cargo enquanto a ação não transitar em julgado.

São investigados os vereadores eleitos Edigley Cardoso Ferreira, Júlio Cézar Ferreira Braga, Márcio José Nogueira, Iranaldo Pereira de Sousa, Joaquim Leite de Brito, José Nilton Pereira Dantas, Agamoneo Dias Guarita Júnior, Valtiere Silva Barreiro e José Soares de Sousa. Também são investigadas as suplentes Iracy De Sousa Cavalcanti Ferreira, Maria Marinalva Cardoso Dias e Josefa Alice da Costa.

As investigações apontaram que as candidatas Nilma Barbosa dos Santos, Josefa Alice Costa e Iracy de Sousa Cavalcanti Ferreira forjaram a participação na disputa para beneficiar os homens da chapa.

Josefa Costa, por exemplo, é esposa do vereador eleito José Nilton Pereira Dantas, e alegou que desistiu da disputa na reta final da campanha para apoiar o próprio esposo. Outro caso que chamou a atenção foi o de Iracy Ferreira, que fez campanha nas redes sociais pedindo voto para outro candidato.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

2

Política

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

3

Política

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

4

Política

Vereadores de Alhandra cassam novamente o mandato de João Sufoco, desafiando decisão judicial

5

Política

Prefeitura de Alagoa Nova vai torrar quase R$ 600 mil em shows para Festa do Produtor Rural