Luto

Morre aos 78 anos o ex-conselheiro do TCE-PB, José Marques Mariz

José Marques Mariz nasceu em 03 de agosto de 1940. A informação sobre seu falecimento foi confirmada pelo presidente do TCE-PB

Morre aos 78 anos o ex-conselheiro do TCE-PB, José Marques Mariz

José Marques Mariz — Foto:Reprodução

O ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) José Marques Mariz faleceu nesta terça-feira (11), aos 78 anos de idade. A informação foi confirmada pelo presidente do TCE-PB, conselheiro André Carlo Torres. 

Irmão do ex-governador Antônio Mariz, José Marques Mariz nasceu em 03 de agosto de 1940. 

Os conselheiros do TCE lamentaram a perda do amigo. “Dizer que lamento  a perda do colega de profissão, o engenheiro José Mariz, e ainda mais o colega de atividades como conselheiro do TCE. Homem simples e probo que dignificou a família, a profissão e a Paraíba. Será sempre exemplo a ser seguido por nós que fazemos o TCE”, disse o conselheiro Fernando Catão. 

Já o conselheiro Nominando Diniz lembrou da amizade de décadas. “Conhecia o conselheiro José Mariz antes de entrarmos no TCE, nas lides políticas, e sempre teve uma posição de destaque, quer seja por sua inteligência ou por sua conduta digna e honesta”, afirmou.

“Aqui no TCE se destacou pela isenção, inteligência e correção como conselheiro.
Como presidente, deixou um legado de um administrador probo e ação administrativa.
Segue em paz para a vida espiritual e deixa saudades aos que continuam na vida material”, disse Nominando.

O presidente do TCE, André Carlo Torres, ficou sensibilizado com a partida do conselheiro. “O conselheiro José Marques Mariz, no TCE, tinha uma atuação impecável, era um homem sempre esmerado em fazer justiça, de uma técnica fruto de uma experiência profissional fora do comum. Quem trabalhou com ele só teve o que aprender. Eu, particularmente, quando entrei no TCE em 1997, como procurador, ele era conselheiro, era uma lição constante vê-lo falar sobre os temas de gestão pública”, disse André Carlo Torres. 

Segundo o presidente do TCE, como pessoa, José Mariz era “uma gentileza e uma humildade, fruto de quem tem uma intelectualidade avançada. Doutor José Mariz tratava a todos com distinção e com muita educação. Sem dúvida, deixa imensa saudade no coração dos amigos”, acrescentou André Carlo.

José Mariz faleceu no apartamento onde residia, em Manaíra, em João Pessoa. Ele estava adoentado há algum tempo. Ele sofreu uma parada cardíaca fulminante e não resistiu.

O velório está previsto para iniciar hoje (11), às 20h, no Cemitério Parque das Acácias, onde ocorrerá o sepultamento, nesta quarta-feira (12), às 16h.

O Tribunal de Contas do Estado decretou Luto Oficial de cinco dias em razão do falecimento do conselheiro aposentado José Marques Mariz.  Por meio da Portaria de nº 202, assinada nesta data, o presidente também determina que seja hasteada a meio mastro a bandeira do TCE-PB.

O conselheiro José Marques Mariz presidiu o Tribunal de Contas do Estado no biênio 2005/2006. Foi empossado no TCE em setembro de 1995 e aposentou-se em 2010. Era formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi diretor presidente da Saelpa (atual Energisa), diretor da Chesf e presidente da Celpe – Companhia Energética de Pernambuco. Ainda comandou a Secretaria das Minas e Energia de Pernambuco e a Secretaria de Planejamento da Paraíba.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

TCE-PB imputa débito de R$ 2 milhões ao prefeito de Santa Rita ao julgar irregulares pagamentos de honorários

2

Política

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

3

Política

Jeová denuncia condutas ilegais e desonestas de Corrinha na Educação e diz que vai acionar o MP

4

Política

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Terezinha e Mônica

5

Política

Eleições UFPB: Conheça propostas da chapa Lucídio e João