Em tramitação

Projeto do Senador Raimundo Lira regulamentará a Vaquejada de forma definitiva

O Projeto do Senador Raimundo Lira visa justamente regulamentar a prática da Vaquejada, estabelecendo regras e normas para que ela aconteça

Projeto do Senador Raimundo Lira regulamentará a Vaquejada de forma definitiva

A PEC da Vaquejada foi aprovada nessa terça-feira — Foto:Assessoria de Imprensa

O Projeto de Lei (PLS 377/2016) do Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) regulamentará a Vaquejada de forma definitiva, após a aprovação, nesta terça-feira (14), da PEC 50/2016, que muda o artigo 225 da Constituição para permitir a realização das manifestações culturais registradas como patrimônio cultural brasileiro, que não atentem contra o bem-estar animal.

O Projeto do Senador Raimundo Lira visa justamente regulamentar a prática da Vaquejada, estabelecendo regras e normas para que ela aconteça. A matéria tramita na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, pronto para entrar na pauta da Comissão, cujo relator é o Senador Otto Alencar (PSD-BA), também autor da PEC 50/2016.

Recentemente, ao defender a matéria na tribuna do Senado Federal, Lira lembrou que a Vaquejada, originalmente, representava o encerramento festivo do trabalho de marcar e castrar o gado. “Após a apartação, acontecia a festa da Vaquejada, com provas que mostravam a habilidade dos vaqueiros na lida com o gado”, disse.

Com o tempo, observou Lira, a atividade se tornou uma tradição, uma prática cultural de impacto econômico extremamente positivo para o Nordeste, o que justifica a sua manutenção. Ele lembrou que as vaquejadas geram mais de 600 mil empregos diretos no país – sem contar os indiretos.

“A Vaquejada passou a ser, também, uma atividade econômica, geradora de empregos, fortalecendo as tradições do Nordeste brasileiro”, disse Lira, destacando a necessidade de manter essa tradição cultural, que gera riqueza e desenvolvimento, não deixando de lembrar os 6 anos de seca ininterrupta que dizimaram metade do rebanho na região.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Correios amenizam prejuízo em 2023, mas perdas somam R$ 597 milhões

2

Política

Prefeitura de Campina Grande entrega duas toneladas de peixes em na comunidade do Jeremias

3

Política

Luiz Couto uso a tribuna da Câmara para fazer campanha pela pré-candidatura de Luciano Cartaxo em João Pessoa

4

Política

“Não faço comentário sobre o que não ouvi”, diz João Azevêdo após Adriano Galdino reclamar de falta de reconhecimento

5

Política

Adriano Galdino reclama e diz que João Azevêdo não dá importância para sua atuação na Assembleia: “deveria ter mais reconhecimento”