Proposta

Relator retira gatilho para aumento automático da idade mínima

Na proposta original, para cada quatro meses de aumento na expectativa, três meses seriam adicionados à idade mínima.

Relator retira gatilho para aumento automático da idade mínima

Relator da reforma da Previdência, Samuel Moreira — Foto:Arquivo

O relator da reforma da Previdência, Samuel Moreira (PSDB-SP), derrubou o gatilho que poderia corrigir as idades mínimas definidas no texto, de 62 anos (mulher) e 65 anos (homem), com base no aumento da expectativa de sobrevida da população.
A proposta original, enviada pelo presidente Jair Bolsonaro, previa que, a cada quatro anos, a idade mínima de aposentadoria seria elevada em 75% sobre o aumento apurado na expectativa de sobrevida do brasileiro aos 65 anos.

Ou seja, para cada quatro meses de aumento na expectativa, três meses seriam adicionados à idade mínima.

Pelas projeções feitas pelo governo, as idades mínimas de aposentadoria poderiam alcançar 63 anos e 1 mês (mulher) e 66 anos e 1 mês (homem) em 2040, subindo para 64 anos e 1 mês (mulher) e 67 anos e 1 mês (homem) em 2060.

Os cálculos apontam ainda que o trabalhador brasileiro só poderia se aposentar aos 67 anos (mulher) e 70 anos (homem) em 2100.

Esse dispositivo da proposta do presidente Jair Bolsonaro, contudo, foi retirada no relatório apresentado nesta quinta-feira (13).

Segundo técnicos, isso foi resultado da exigência de partidos de que as regras de aposentadorias permaneçam na Constituição.

Assim, se a proposta de Moreira for aprovada, será necessário enviar uma nova PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para que o Congresso aprove mudanças na idade mínima no futuro.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

2

Política

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

3

Política

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

4

Política

Vereadores de Alhandra cassam novamente o mandato de João Sufoco, desafiando decisão judicial

5

Política

Prefeitura de Alagoa Nova vai torrar quase R$ 600 mil em shows para Festa do Produtor Rural