Política

Rômulo recebe ministro de Israel que visita Insa para discutir cooperação

O objetivo foi discutir parcerias nas áreas de desenvolvimento científico-tecnológico para formular soluções para a convivência com a seca extrema nos dois países

Rômulo recebe ministro de Israel que visita Insa para discutir cooperação

O ministro Itay Tagner destacou que a região semiárida brasileira é muito similar a Israel — Foto:Assessoria de Imprensa

O deputado federal Rômulo Gouveia(PSD-PB) recebeu, nesta segunda(06), o ministro das Relações Exteriores e Embaixador de Israel no Brasil, Itay Tagner. Ele visitou o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O objetivo foi discutir parcerias nas áreas de desenvolvimento científico-tecnológico para formular soluções para a convivência com a seca extrema nos dois países.

A reunião foi articulada pelo 4º Secretário da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, Rômulo Gouveia, e contou com a participação de gestores e pesquisadores de universidades e centros de pesquisa da Paraíba, secretários estaduais e municipais, além do Prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues.

Também participou da reunião o Diretor de Gestão das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais do MCTIC, Paulo Roberto Pertusi. Na ocasião, ele destacou que a concretização dessa parceria é de extrema importância não só para a Paraíba, mas para todo o Nordeste, porque o foco é desenvolver soluções que atendam às necessidades do Semiárido brasileiro.

O ministro Itay Tagner destacou que a região semiárida brasileira é muito similar a Israel. A visita mostrou que o semiárido brasileiro e Israel têm as mesmas preocupações com o clima, com a chuva, mas principalmente com o desenvolvimento de tecnologias. Ele afirmou que a partir dessa visita espera levar a proposta adiante e consolidar a cooperação.

O deputado Rômulo Gouveia destacou que essa parceria será muito importante e acredita que irá gerar resultados para Campina Grande, para a Paraíba e para o Semiárido nas áreas de dessalinização e reúso de água, agricultura, produção tecnológica e segurança. “Há um leque de ações que vamos poder muito aproveitar em benefício da nossa região”, ressaltou.

Até amanhã, o Ministro cumprirá uma agenda de visitas em Universidades, centros de pesquisa, Parque Tecnológico e com gestores governamentais da Paraíba.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Correios amenizam prejuízo em 2023, mas perdas somam R$ 597 milhões

2

Política

Prefeitura de Campina Grande entrega duas toneladas de peixes em na comunidade do Jeremias

3

Política

Luiz Couto uso a tribuna da Câmara para fazer campanha pela pré-candidatura de Luciano Cartaxo em João Pessoa

4

Política

“Não faço comentário sobre o que não ouvi”, diz João Azevêdo após Adriano Galdino reclamar de falta de reconhecimento

5

Política

Adriano Galdino reclama e diz que João Azevêdo não dá importância para sua atuação na Assembleia: “deveria ter mais reconhecimento”