Foro

TJ determina remessa de ação penal contra prefeita de Serra da Raiz para julgamento no 1º Grau

A incompetência do Tribunal de Justiça se dá porque o cometimento do delito narrado na denúncia ocorreu no exercício de 2004, mandato anterior e não na atual gestão da prefeita.

TJ determina remessa de ação penal contra prefeita de Serra da Raiz para julgamento no 1º Grau

Adailma Fernandes da Silva — Foto:Arquivo

O juiz convocado Carlos Eduardo Leite Lisboa determinou, monocraticamente, a remessa ao 1º Grau de Jurisdição dos autos da Ação Penal contra a prefeita de Serra da Raiz, Adailma Fernandes da Silva. A gestora é acusada de ter realizado dispensa de procedimento licitatório fora das hipóteses previstas em lei e sem observância das formalidade legais. 

“Tendo em vista que os supostos fatos delituosos foram cometidos durante o exercício de 2004, ou seja, em mandato eletivo anterior e não contínuo à atual gestão da Prefeita, ora denunciada, mister é a remessa dos autos ao juízo de primeiro grau”, observou o relator em sua decisão. 

A incompetência do Tribunal de Justiça se dá porque o cometimento do delito narrado na denúncia ocorreu no exercício de 2004, mandato anterior e não na atual gestão da prefeita. 

O entendimento do magistrado está em consonância com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal acerca do foro privilegiado. 

“Com base no princípio da simetria, faz-se necessário esta Corte de Justiça alinhar-se ao novo entendimento jurisprudencial firmado no STF, no sentido de restringir a competência pela prerrogativa de função deste Tribunal apenas para os delitos supostamente praticados relacionados à função desempenhada e no exercício do mandato eletivo correspondente”, destacou o magistrado.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores

2

Política

Senado aprova isenção de Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos

3

Política

Ministério Público denuncia deputado Eduardo Brito por irregularidades na coleta de lixo em Mamanguape

4

Política

Deputados se recusam a relatar caso contra Brazão no Conselho de Ética

5

Política

Prefeitura de Pedra Lavrada vai desembolsar mais de R$ 1,7 milhão com construção de campo de futebol