Sem filiação partidária

TRE determina retotalização dos votos de vereadores em Caiçara e dois parlamentares perdem o diploma

O órgão informa que Fernando José Araújo e Márcio Carneiro dos Santos disputaram a eleição municipal em 2020 sem preencher a condição de elegibilidade da filiação partidária ao PSB.

TRE determina retotalização dos votos de vereadores em Caiçara e dois parlamentares perdem o diploma

O Tribunal Regional Eleitoral vai retotalizar votos de parlamentares em Caiçara por ausência de condição de elegibilidade de dois eleitos.

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) determinou nesta sexta-feira (15) que sejam retotalizados os votos para o cargo de vereador no município de Caiçara. A decisão foi tomada após o órgão cassar os diplomas dos parlamentares Fernando José Araújo e Márcio Carneiro dos Santos que disputaram a eleição municipal em 2020 sem preencher a condição de elegibilidade da filiação partidária ao PSB.

De acordo com a decisão, assinada pelo juiz Fábio Leandro de Alencar Cunha, consta na Justiça Eleitoral que Márcio Carneiro é filiado ao Psol desde 2015, o que caracteriza a ausência de condição para exercer o cargo de vereador na Câmara Municipal. O PSB chegou a enviar um documento que informa que os dois parlamentares estiveram no Diretório Estadual para filiação ao partido, mas o juiz considerou a documentação contraditória e unilateral.

“Porquanto, a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral entende que os documentos em questão são unilaterais e destituídos de fé pública, razão pela qual verifico que o recorrido não logrou êxito em comprovar sua filiação partidária ao PSB, pelo qual obteve a suplência de vereador, no município de Caiçara-PB, tendo disputado o pleito de 2020 filiado ao PSOL”, diz trecho da decisão.

Como consequência da cassação dos diplomas, os votos recebidos pelos dois parlamentares serão destinados ao Psol a partir de uma nova totalização de votos dos vereadores. Serão expedidos novos diplomas caso haja alteração nos eleitos.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

2

Política

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

3

Política

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

4

Política

Vereadores de Alhandra cassam novamente o mandato de João Sufoco, desafiando decisão judicial

5

Política

Prefeitura de Alagoa Nova vai torrar quase R$ 600 mil em shows para Festa do Produtor Rural