DESCASO

Vital diz que Estado e PMJP não buscam investimentos para JP ser subsede da Copa

O senador Vital do Rego (PMDB – PB) que é titular da Subcomissão da Copa do Mundo de 2014 do […]

Vital diz que Estado e PMJP não buscam investimentos para JP ser subsede da Copa

O senador Vital do Rego (PMDB – PB) que é titular da Subcomissão da Copa do Mundo de 2014 do Senado Federal alertou na manhã desta segunda-feira (19), que está preocupado com o descaso do Governo do Estado que não busca investir em projetos, infraestrutura e equipamentos para conseguir tornar a capital uma das 35 subsedes do maior evento de futebol, em 2014.

Para Vital do Rêgo faltando menos de mil dias para o começo da Copa do Mundo a administração estadual parece estar conformada com o desempenho das vizinhas capitais de Recife e Natal que sediarão jogos. O peemedebista lembra que pela proximidade de João Pessoa com essas cidades ela deveria ser uma escolha lógica para abrigar uma das seleções internacionais, mas que devido à falta de projetos concretos do Estado e da prefeitura da capital torna o sonho dos paraibanos cada vez mais distante.

Ele lembra que no âmbito do Legislativo municipal o seu suplente o vereador Tavinho Santos (PTB) criou em 2009 na Câmara a Frente Parlamentar de Apoio e Acompanhamento das Atividades Relacionadas com a Preparação de João Pessoa para Subsede da Copa-2014, mas que por falta de interesse do prefeito a mesma não deu seguimento. “A frente não progrediu porque nunca mais o Poder Executivo deu resposta para que a Frente pudesse analisar e fiscalizar suas ações”, disse Tavinho.

Visando melhorar a transparência nas obras relacionadas à Copa do Mundo de 2014, o senador destacou recentemente a importância da criação da Câmara Temática de Transparência, que terá representantes do Ministério do Esporte, da CGU, da Advocacia-Geral da União, além de governos estaduais e de prefeituras, que durante todo o período preparatório discutirão e implementarão formas de aprimorar e intensificar a transparência pública sobre os empreendimentos necessários à realização do evento. No entanto, Vital lamenta que o comitê de integração regional criado pelo ex-vice-governador Luciano Cartaxo (PT) que tinha representantes da área do turismo dos Estados do Rio Grande do Norte e de Pernambuco, numa tentativa de incentivar a escolha da Paraíba como uma das subsedes da Copa, tenha sido abandonada pelo atual governador e seu vice.

Outra proposta defendida por Vital do Rêgo é que jogo inaugural da Copa do Mundo de 2014 seja realizada em Brasília. Para Vital do Rêgo a abertura da Copa do Mundo na capital do País servirá para reforçar os projetos de desenvolvimento da cidade. “A abertura da Copa do Mundo, se realizada em Brasília, servirá para reforçar os projetos de desenvolvimento futuro da cidade, que será ainda mais moderna, graças às transformações que enfrentará no curso dos próximos 50 anos. Brasília é candidata a sediar o jogo de abertura da Copa do Mundo de Futebol, em 2014, com o slogan Brasília 51 anos, a Copa começa aqui”, destacou.

Em Campina

Vital do Rêgo ressaltou que a internacionalização do Maior São João do Mundo já faz parte do projeto de divulgação da festa com vistas a Copa de 2014. Ele lembrou que o São João de Campina em 2011 foi visto por mais de 150 países através da Record News e da Record Internacional. O senador que foi decisivo para que a emissora levasse as imagens da festa para os mais importantes países do globo, não tem dúvida de que as transmissões de junho estimularão ainda mais a vinda de turistas para a cidade nas próximas edições, principalmente em 2014, ano da Copa do Mundo.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Eleição: alunos, professores e técnicos da UFPB vão às urnas hoje para escolher novo reitorado

2

Política

TCE-PB imputa débito de R$ 2 milhões ao prefeito de Santa Rita ao julgar irregulares pagamentos de honorários

3

Política

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

4

Política

Jeová denuncia condutas ilegais e desonestas de Corrinha na Educação e diz que vai acionar o MP

5

Política

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Terezinha e Mônica