CSLL

Wellington Roberto critica aumento de contribuição incluído por relator na reforma da Previdência

Deputado diz que contribuição sobre o lucro líquidos dos banco é tributo e será repassado ao consumidores.

Wellington Roberto critica aumento de contribuição incluído por relator na reforma da Previdência

Wellington Roberto discorda de idade mínima proposta para aposentadoria de professores — Foto:Arquivo

O deputado federal Wellington Roberto (PR) disse ao Portal ClickPB, na tarde desta sexta-feira (14), que o relator da reforma da Previdência, Samuel Moreira (PSDB-SP), incluiu na matéria proposta de cobrança de 20% da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) dos bancos. A proposta representa um aumento na contribuição das instituições financeiras, já que atualmente a alíquota é de 15%. Para Wellington Roberto, o “tributo” vai pesar no bolso dos consumidores. 

“Para surpresa nossa o relator apresenta uma contribuição em cima do CSLL, contribuição sobre o lucro líquidos dos bancos. Isso é um tributo! Querendo ou não, é um tributo. Você acha que banco perde nada?”, questionou Wellington Roberto. “Se eles hoje pagam 15% de tributo ao governo federal, e vai aumentar para 20%, ele vai repassar isso para o consumidor, para a sociedade”, disse Wellington Roberto. 

O Partido Novo apresentou Destaque de Votação em Separado (DVS) para que a proposta de cobrança de 20% da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) de instituições financeiras seja votada individualmente na deliberação do parecer da Reforma da Previdência já na Comissão Especial.  

Wellington Roberto disse que é favorável à reforma, e assegura que precisa ser feita, mas discorda do projeto em vários pontos. 

“A gente já tinha um acordo prévio tirando o BPC, tirando os rurais, tirando uma grande parte da desconstitucionalização, como também a capitalização tiramos 100%, eu apresentei, através do nosso partido, uma emenda global, que era uma emenda que tinha um gatilho que poderia contribuir em relação à capitalização”, elencou. 

Wellington Roberto disse ao ClickPB que não aceita a idade estabelecida de 57 anos para mulheres e 60 anos para homens e acredita que o ideal é 55 anos para homens e 50 para mulheres.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

2

Política

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

3

Política

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

4

Política

Vereadores de Alhandra cassam novamente o mandato de João Sufoco, desafiando decisão judicial

5

Política

Prefeitura de Alagoa Nova vai torrar quase R$ 600 mil em shows para Festa do Produtor Rural