Vaticano

Candidato a ‘padroeiro da internet’, jovem será beatificado na Itália

Corpo de Carlo Acutis, adolescente morto de leucemia aos 15 anos, em 2006, ficará exposto aos fiéis até 17 de outubro. O Vaticano atribui a ele um milagre ocorrido em Mato Grosso do Sul.

Candidato a 'padroeiro da internet', jovem será beatificado na Itália

Corpo de Carlo Acutis, que será beatificado em 10 de outubro, fotografado durante cerimônia em Assis, na Itália, em 10 de janeiro — — Foto:IPA/Sipa USA

Um santuário na região da Úmbria, no centro da Itália, iniciou nesta quinta-feira (1º) a visitação ao corpo de Carlo Acutis, jovem morto por leucemia em 2006 e que é chamado por alguns fiéis de “padroeiro da internet”. Ele será beatificado em 10 de outubro.

Em bom estado de conservação — o Vaticano afirma que os restos mortais de Acutis foram “recompostos”, mas não deu detalhes sobre o processo —, o corpo do jovem deverá receber cerca de 3 mil peregrinos no Santuário do Despojamento, em Assis.

Nascido em Londres, Acutis é chamado de “padroeiro da internet” porque usava as redes para evangelizar e tinha conhecimento de ciência da computação muito acima da média para garotos da idade. Ele tinha 15 anos quando morreu de leucemia, em 2006.

“Este rapaz foi realmente genial e muitos aspectos da sua vida representam para nós um incentivo”, disse o bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino, ao site de notícias do Vaticano.

A veneração a Acutis terminará em 17 de outubro, quando a sepultura será fechada. Por causa da pandemia, a diocese local afirmou que espalhará telões em várias partes da cidade de Assis.

Milagre no Brasil

O Vaticano reconheceu em 2019 um milagre atribuído a Acutis no Brasil em 2010. Uma criança com problemas graves de saúde teria se curado depois que um avô tocou as roupas de Acutis expostas em uma paróquia de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.

“A criança, me lembro bem, estava raquítica e tinha problemas de pâncreas anular. Ela não comia nada, não ingeria nem sólido nem líquido e teve a cura logo depois”, afirmou o padre Marcelo Tenório, em entrevista ao G1 MS em novembro do ano passado.

COMPARTILHE

Bombando em Religião

1

Religião

Padre Egídio passa mal dentro de presídio, é internado e segue na UTI após cirurgia em João Pessoa

2

Religião

Na mensagem de Páscoa, Padre Sandro dos Santos lembra que “Jesus vence a morte e nos traz a vitória”

3

Religião

Igreja Católica na Paraíba relembra crucificação de Jesus nesta Sexta-feira Santa

4

Religião

Missa de Lava Pés marca a Quinta-feira Santa em João Pessoa; confira a programação

5

Religião

Espetáculo Paixão de Cristo é apresentada no bairro Ernesto Geisel, em João Pessoa