Arcebispo

Dom Delson diz que pedofilia é um problema humano e que precisa ser combatido

"Somos chamados a comunicar esperança. Isso é uma fraqueza humana muito grande, que não faz parte do projeto da igreja", disse o novo arcebispo metropolitano

Dom Manoel Delson; Missa de Cinzas

O Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson, celebra a Missa de Cinzas na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves (Foto: reprodução)

O novo arcebispo metropolitano da Arquidiocese da Paraíba, Dom Manoel Delson, disse que vai combater a pedofilia na Igreja Católica. Ele deve fazer um trabalho de orientação aos párocos e garantirá um contínuo acompanhamento psicológico com aqueles que apresentam problemas no campo afetivo. “A missão do arcebispo é fazer um trabalho preventivo de conscientizar o padre da sua missão e da sua dignidade. Somos chamados a comunicar esperança. Isso é uma fraqueza humana muito grande, que não faz parte do projeto da igreja”, disse.

As declarações foram dadas durante entrevista coletiva ocorrida nessa quinta-feira (18), antes da missa de despedida como administrador diocesano de Campina Grande.

Segundo o Portal Correio, Dom Delson destacou a necessidade de trabalhar muito na formação dos padres e no acompanhamento psicológico daqueles que possam ter dificuldade no campo afetivo. “Pois é um problema humano do nosso tempo, que atinge sacerdotes como atinge outras pessoas da sociedade. Temos que acompanhar e tratar esses casos com a seriedade que o problema exige”, disse.

Em relação à política e movimentos sindicais, Dom Delson enfatizou que não possui nenhuma filiação política, mas que irá dialogar com todos os segmentos da sociedade no intuito de construir o bem comum. “Vou me unir e dialogar com todas as forças e segmentos da sociedade. Quem quiser trabalhar pelo bem comum da sociedade, terá o meu apoio”.

De acordo com a programação oficial divulgada pela igreja, hoje, às 17h, Dom Delson participa do evento de acolhida ao novo arcebispo na Praça Dom Adauto, Centro da Capital. No local, haverá participação de diversas autoridades, inclusive o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo. Em seguida, acontecem apresentações culturais.

Já a posse canônica ocorrerá amanhã, às 9h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa. A cerimônia será fechada para bispos, padres e seminaristas, mas os fiéis poderão acompanhar todo o evento através de uma transmissão ao vivo via Facebook, na página da Arquidiocese da Paraíba.

Amanhã, na Catedral, Dom Delson será acolhido no adro da Catedral pelo Núncio Apostólico, por Dom Giovanni d’Aniello e pelo Administrador Apostólico, Dom Genival Saraiva. O cônego Rui Braga, pároco da Catedral, entrega o crucifixo a Dom Delson, que em seguida recebe também o aspersório da água benta, asperge a si mesmo e à assembléia. Logo após este ritual, Dom Delson será conduzido à Capela do Santíssimo Sacramento, onde se ajoelha para um breve momento de adoração e, logo após, dirige-se à sacristia para a paramentação.

Será celebrada uma missa, a primeira de Dom Delson como arcebispo, na qual serão entregues as Letras Apostólicas e o Báculo Pastoral. A cerimônia começa com um pronunciamento do administrador apostólico, Dom Genival Saraiva. Dom Delson também será saudado por um padre, representando o clero, além de um representante de vida consagrada e outro do laicado.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Religião

1

Religião

Igreja Católica na Paraíba relembra crucificação de Jesus nesta Sexta-feira Santa

2

Religião

Missa de Lava Pés marca a Quinta-feira Santa em João Pessoa; confira a programação

3

Religião

Espetáculo Paixão de Cristo é apresentada no bairro Ernesto Geisel, em João Pessoa

4

Religião

Arquidiocese realiza Procissão do Encerro hoje em João Pessoa; confira horário e local

5

Religião

Semana Santa: Arquidiocese da Paraíba realiza Procissão do Encerro amanhã, em João Pessoa; veja horário e local