Programação

Igreja Católica celebra renovação e esperança durante a Semana Santa

Dom Delson, disse, ao Portal ClickPB, que a Páscoa significa passagem, sair da morte para a vida, do sofrimento para a paz e harmonia. “Jesus Cristo sempre nos traz renovação e esperança”.

Igreja Católica celebra renovação e esperança durante a Semana Santa

A parte principal da programação religiosa em João Pessoa é celebrada na Catedral de Nossa Senhora das Neves — Foto:ClickPB/Natan Pedroza

A Missa do Lava-Pés acontece às 17h desta quinta-feira (29), na Catedral das Neves, no Centro de João Pessoa. O arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Delson, celebrou na manhã desta quinta-feira (29) a Missa dos Santos Óleos e disse, ao Portal ClickPB, que a Páscoa significa passagem, sair da morte para a vida, do sofrimento para a paz e harmonia. “Jesus Cristo sempre nos traz renovação e esperança”. A parte principal da programação religiosa em João Pessoa é celebrada na Catedral de Nossa Senhora das Neves.

Dom Delson falou ainda sobre a preparação para a Semana Santa e os próximos eventos da programação religiosa que segue até o domingo (1º).

“Nós já vivenciamos toda a Quaresma, agora já estamos vivendo intensamente a Semana Santa, desde o Domingo de Ramos, e hoje vamos combinando com o Tríduo Pascal. E hoje à tarde vamos iniciar com a celebração da ceia do Senhor, a celebração do lava-pés, em que Jesus Cristo nos deixa a mensagem de amor e do serviço, nos ensinando a lavar os pés uns dos outros, e lavar os pés é cuidar, é amar, é promover a vida, defender o que é direito”, ensina o arcebispo.

Na sexta-feira da Paixão, haverá a Via-Sacra e o Ofício da agonia do Senhor. Também está marcada a celebração da Paixão e Morte do Senhor seguida pela procissão de Nosso Senhor Morto. O sábado de Aleluia é marcado pela realização de Vigília Pascal. Como explicou Dom Delson, “sábado do silêncio, que vamos culminar com a celebração da vigília pascal, celebração das velas, o canto de aleluia, de glória”.

No domingo, serão celebradas missas de Páscoa. O sentimento após o período de reflexão da Quaresma e agora com a celebração da Semana Santa, de acordo com Dom Delson é de esperança renovada. “Cremos com a força de Deus, do ressuscitado, nós vamos poder viver tempos de esperança. Não podemos perder as esperanças porque Cristo ressuscitou”, enfatizou o arcebispo.

Confira a programação da Igreja Católica:

Dia 29 de março – Quinta-feira Santa:

17h: Missa do Lava-Pés celebrada por Dom Delson.

18h30 às 21h: Vigília.

21h: Procissão do Silêncio, saindo da Catedral até a igreja do Carmo.

Dia 30 de março – Sexta-feira da Paixão:

9h: Via-Sacra.

12h: Ofício da Agonia do Senhor.

15h: Celebração da Paixão e Morte do Senhor, com Dom Delson. Em seguida: Procissão com a imagem do Senhor Morto pelas ruas centrais de João Pessoa.

Dia 31 de março – Sábado de Aleluia:

20h: Vigília Pascal na Catedral, com Dom Delson.

Dia 1º de abril – Domingo da Ressurreição do Senhor/Páscoa:

6h, 9h e 18h: Missas na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves. Obs.: a Missa das 9h vai ser celebrada pelo Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Delson.

19h30: Missa no Colégio Pio X.

COMPARTILHE

Bombando em Religião

1

Religião

Padre Egídio passa mal dentro de presídio, é internado e segue na UTI após cirurgia em João Pessoa

2

Religião

Na mensagem de Páscoa, Padre Sandro dos Santos lembra que “Jesus vence a morte e nos traz a vitória”

3

Religião

Igreja Católica na Paraíba relembra crucificação de Jesus nesta Sexta-feira Santa

4

Religião

Missa de Lava Pés marca a Quinta-feira Santa em João Pessoa; confira a programação

5

Religião

Espetáculo Paixão de Cristo é apresentada no bairro Ernesto Geisel, em João Pessoa