Em Natal

Menos de um mês após inauguração, estátua de Iemanjá é alvo de vandalismo

Caso foi registrado na 2ª Delegacia de Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (28).

Menos de um mês após inauguração, estátua de Iemanjá é alvo de vandalismo

Estátua de Iemanjá, na Praia do Meio, em Natal, sofreu depredações. — Foto:Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

Menos de um mês após a inauguração da nova estátua de Iemanjá na Praia do Meio, Zona Leste de Natal, a estrutura foi depredada, segundo informações do grupo de articulação das religiões de matrizes africanas e ameríndias do estado. Nenhum suspeito foi preso até a manhã desta sexta-feira (28).

O caso foi registrado na 2ª Delegacia de Polícia Civil de Natal, que já deu início às investigações. Uma das mãos da estátua está perto de cair. A suspeita é de que pessoas tenham tentado arrancá-la. A imagem também apresenta partes descascadas.

“É uma tristeza. Nós vivemos em um país laico. Enquanto isso, pessoas intolerantes insistem em não aceitar essa realidade”, considerou Pedrinho de Ogum – representante do grupo de articulação.

De acordo com ele, imagens de uma câmera de segurança que atualmente fica sempre voltada para a estátua deverão ajudar na identificação dos depredadores. A estátua anterior foi retirada justamente por causa das ações de vandalismo na região.

Além da Polícia Civil, Ministério Público e as secretarias municipais de segurança e de cultura foram notificadas do caso.

Inauguração em fevereiro
Considerada a rainha dos mares e dos oceanos, Iemanjá é uma divindade das religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda, mas pessoas de diferentes crenças a cultuam. A nova imagem foi inaugurada no dia 2 de fevereiro deste ano. A data é comemorativa ao orixá.

A estátua feita pelo escultor Emanuel Câmara tem três metros e meio de altura e pesa 4 toneladas, sendo a maior imagem de Iemanjá confeccionada na história do Rio Grane do Norte, segundo o município.

COMPARTILHE

Bombando em Religião

1

Religião

Padre Egídio passa mal dentro de presídio, é internado e segue na UTI após cirurgia em João Pessoa

2

Religião

Na mensagem de Páscoa, Padre Sandro dos Santos lembra que “Jesus vence a morte e nos traz a vitória”

3

Religião

Igreja Católica na Paraíba relembra crucificação de Jesus nesta Sexta-feira Santa

4

Religião

Missa de Lava Pés marca a Quinta-feira Santa em João Pessoa; confira a programação

5

Religião

Espetáculo Paixão de Cristo é apresentada no bairro Ernesto Geisel, em João Pessoa