Religião

Missa marca Dia do Padroeiro dos Jornalistas em Campina

As homenagens ao santo protetor dos jornalistas já é uma tradição em Campina Grande, numa iniciativa do padre Acírio, que por muitos anos dirigiu a Paróquia de

 
A Paróquia de Santa Rosa de Lima, no bairro de Santa Rosa, festeja neste domingo (24), o Dia de São Francisco de Sales, bispo e doutor da igreja e Padroeiro dos Jornalistas e Escritores Católicos. A celebração será presidida pelo padre José Acírio de Medeiros, a partir das 8 horas.

As homenagens ao santo protetor dos jornalistas já é uma tradição em Campina Grande, numa iniciativa do padre Acírio, que por muitos anos dirigiu a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Palmeira. Transferido para a recém criada Paróquia de Santa Rosa de Lima, o religioso decidiu manter a tradição. Mais uma vez, ele espera a participação de profissionais da imprensa paraibana.

Francisco de Sales, primogênito dos treze filhos dos Barões de Boisy, família devota de São Francisco de Assis, nasceu no castelo de Sales, na Sabóia, em 21 de agosto de 1567. A sua mãe se ocupava pessoalmente da educação de todos os filhos. Para cada um escolheu um preceptor. O de Francisco era o padre Deage, que o acompanhou até sua morte, inclusive em Paris, onde o jovem barão fez os estudos universitários, no Colégio dos jesuítas.

O religioso destacou-se como diretor espiritual, pela sabedoria dos seus escritos. Ele e Santa Joana Francisca de Chantal, de quem foi diretor espiritual, criaram a Ordem da Visitação, uma Ordem religiosa contemplativa. Foi também diretor espiritual de São Vicente de Paulo. Tornou-se uma figura líder da Reforma Católica também chamada de "Contra-reforma" e ficou famoso pela sua sabedoria e ensinamentos.

Em 1609, seus escritos (cartas, pregações) foram reunidos e publicados com o título "Introdução à vida devota" ou "Filotéia", que é a sua obra mais importante e editada até hoje.

Outra obra que também é ainda editada é o "Tratado do Amor de Deus", fruto de sua oração e trabalho. Estes dois livros são considerados clássicos espirituais. Além destas obras, a coletânea de cartas, pregações e palestras alcança 50 volumes. A popularidade e o valor destes escritos fez com que fosse considerado padroeiro dos escritores católicos. A escolha de seu nome foi feita pelo Papa Pio IX.

COMPARTILHE

Bombando em Religião

1

Religião

Padre Egídio passa mal dentro de presídio, é internado e segue na UTI após cirurgia em João Pessoa

2

Religião

Na mensagem de Páscoa, Padre Sandro dos Santos lembra que “Jesus vence a morte e nos traz a vitória”

3

Religião

Igreja Católica na Paraíba relembra crucificação de Jesus nesta Sexta-feira Santa

4

Religião

Missa de Lava Pés marca a Quinta-feira Santa em João Pessoa; confira a programação

5

Religião

Espetáculo Paixão de Cristo é apresentada no bairro Ernesto Geisel, em João Pessoa