Catolicismo

Papa diz que trabalho é fundamental para dignidade humana

Declaração foi dada em decorrência do 'Dia Mundial do Trabalho'

Papa diz que trabalho é fundamental para dignidade humana

O líder da Igreja Católica também ressaltou que os profissionais precisam saber "defender esta visão, superar a tentação de não ver, afastar ou excluir". — Foto:Reprodução

O papa Francisco defendeu nesta terça-feira (1), data em que é comemorado o “Dia do Trabalho”, que o trabalho é um elemento fundamental para a dignidade de cada pessoa.   

A declaração foi dada durante a festa litúrgica de São José Operário, celebrada no Vaticano. “A dignidade da pessoa está estritamente vinculada, precisamente, ao trabalho, não ao dinheiro, à visibilidade ou ao poder, mas ao trabalho”, afirmou.   

O Pontífice ainda falou sobre a necessidade que as pessoas têm de ter um trabalho que “dá lugar a todos, seja qual for o seu papel”, no qual “a pessoa e a sua família são mais importantes do que a eficiência”.   

Durante audiência dedicada aos profissionais do jornal católico italiano ‘Avvenire’, Jorge Mario Bergoglio ressaltou que todos os jornalistas não podem se “cansar na busca pela verdade”.   

“Não se cansem de buscar a verdade com humildade. Escutem, aprofundem, comparem. Contribuam para superar contraposições estéreis e prejudiciais e sejam companheiros de quem se dedica à justiça e à paz”, alertou.   

O líder da Igreja Católica também ressaltou que os profissionais precisam saber “defender esta visão, superar a tentação de não ver, afastar ou excluir”.   

“Encorajo-os a não discriminar, a não considerar ninguém como ‘excesso’, a não se contentarem com o que os outros já veem. Que ninguém, além dos pobres, dos últimos e dos sofredores, dite a sua agenda. Não aumentem a fila daqueles que contam a parte da realidade já iluminada pelos refletores. Comecem pelas periferias, conscientes de que não são o fim, mas o início da cidade”, indagou.   

O papa Francisco ainda mencionou um discurso feito por Paulo VI em 1971 a todos os comunicadores. “Não devemos fazer o bem de quem nos ouve, mas educá-los a pensar e a julgar”. Com isso, encorajou os jornalistas a evitarem a informação de fácil consumo, que não compromete.

“Temos que ter um grande amor pela causa, dizer que acreditamos no que fazemos e no que queremos fazer”, finalizou.  Com informações da ANSA.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]


COMPARTILHE

Bombando em Religião

1

Religião

Espetáculo Paixão de Cristo é apresentada no bairro Ernesto Geisel, em João Pessoa

2

Religião

Arquidiocese realiza Procissão do Encerro hoje em João Pessoa; confira horário e local

3

Religião

Semana Santa: Arquidiocese da Paraíba realiza Procissão do Encerro amanhã, em João Pessoa; veja horário e local

4

Religião

Chuvas: igreja é atingida por raio e tem estrutura danificada em Bananeiras

5

Religião

Procissão da Via-Sacra passa a ser patrimônio cultural imaterial de João Pessoa