Prevenção

400 casas do Conde recebem inseticidas contra mosquito transmissor da malária

A ação vai até o fim do mês. Até o dia 31 de agosto, o município havia registrado 20 casos da doença.

400 casas do Conde recebem inseticidas contra mosquito transmissor da malária

Ação visa combater o mosquito Anopheles — Foto:Reprodução

Cerca de 400 casas dos quatro bairros de Jacumã, no município do Conde, estão recebendo, desde o início do mês, visitas de uma equipe do Controle de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em um trabalho preventivo para o controle do mosquito Anopheles, transmissor da malária. A ação vai até o fim do mês. Até o dia 31 de agosto, o município havia registrado 20 casos da doença.

Os bairros onde o trabalho está sendo feito são: Conjunto Ouro; Capadócia; Dona Antônia e Village Jacumã. “Essas comunidades ficam rodeadas de alagados, ambiente preferido do mosquito da malária. A nossa estratégia é blindar as casas para impedir a transmissão da malária, por isso, fazemos a dedetização com bomba costal manual. No Conde, existem duas espécies de mosquito das quatro que temos no estado [Anopheles albitarsis e aquasalis]”, disse o gerente operacional de Vigilância Ambiental da SES, Emanoel Lira.

Emanoel explicou ainda que, quando a equipe chega às casas, faz primeiro um trabalho educativo onde conversa com os moradores a respeito da doença e, na sequência, faz a aplicação em todos os cômodos. Os moradores são orientados a não pintar, lavar, varrer ou fazer qualquer outra atividade que possa retirar os inseticidas das superfícies tratadas. Isso deve ocorrer por três meses que é o período do efeito do produto. Logo após esse tempo será feita outra aplicação.

O município de Conde também faz um trabalho de busca ativa de novos casos de casa em casa procurando moradores que possam estar com os sintomas da doença. 

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Comissão da Saúde aprova projeto de construção do Hospital de Trauma do Sertão; unidade terá mais de 200 leitos

2

Saúde

Fiocruz: internações por gripe e vírus sincicial aumentam no país

3

Saúde

Rio Grande do Norte registra primeira morte por dengue em 2024

4

Saúde

Ministério Público Federal arquiva processo sobre recursos para o Hospital Padre Zé na pandemia

5

Saúde

João Pessoa vai aplicar vacina contra dengue em pessoas dos seis aos 16 anos; veja locais