Saúde

Aula sobre sarampo para profissionais de saúde será ministrada nesta q

Cerca de 70 médicos cooperados e profissionais de saúde assistirão, nesta quinta-feira (21), à palestra “Sarampo: tratamento e diagnóstico diferencial com outra

Cerca de 70 médicos cooperados e profissionais de saúde assistirão, nesta quinta-feira (21), à palestra “Sarampo: tratamento e diagnóstico diferencial com outras doenças exantemáticas”, que será ministrada pela infectologista Ana Isabel Fernandes às 19h, no auditório do Hospital Unimed JP. As inscrições já estão encerradas. 

A apresentação – organizada pela Coordenação de Educação Técnico-Científica, setor ligado à Secretaria de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Humano da Unimed JP – faz parte das atividades permanentes da Cooperativa para garantir mais saúde e qualidade de vida para toda a população, que inclui encontros, palestras, grupos de educação terapêutica, campanhas educativas, entre diversas outras ações. 

As atividades são voltadas para diferentes públicos, incluindo as crianças, que desde cedo precisam de cuidados especiais cuidar para garantir um futuro saudável. 

Recentemente, por exemplo, a Unimed JP coordenou a vacinação contra sarampo no Posto de Vacinação do Hospital, em crianças entre 6 meses a 5 anos e 11 meses e 29 dias. A iniciativa, que imunizou mais de 50 pessoas, ajudou o Estado na luta contra a doença viral, que estava erradicada há mais de dez anos.

Transmissão da doença 

O sarampo é uma doença viral, transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. Ela é considerada uma doença exantemática, por apresentar manifestações cutâneas durante o quadro clínico.
 
Seu período de incubação (tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas) é de até 18 dias. A transmissão ocorre seis dias antes e quatro dias depois do aparecimento das manchas. A orientação é que toda pessoa que apresentar febre com manchas avermelhadas na pele, acompanhada de tosse, coriza ou conjuntivite, independente da idade e situação vacinal, deve procurar um serviço de saúde mais próximo para ser avaliado.

Assessoria

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Ministra cita negacionismo ao comentar baixa adesão à vacina da dengue

2

Saúde

 Hospital Metropolitano faz primeira captação de múltiplos órgãos e realiza transplante de coração

3

Saúde

Anvisa discute amanhã liberação do cigarro eletrônico no Brasil

4

Saúde

Prestes a ser proibido, álcool 70% ‘some’ das prateleiras em supermercados de João Pessoa

5

Saúde

Mulher que chegou a pesar 36 quilos reverte bariátrica