Covid-19

Bahia fecha acordo e garante 50 milhões de doses de vacina candidata da Rússia

O anúncio foi feito na madrugada desta sexta-feira pelo governador do estado, Rui Costa (PT), em uma rede social.

Bahia fecha acordo e garante 50 milhões de doses de vacina candidata da Rússia

Costa informou que um acordo de confidencialidade foi assinado na última terça-feira para formalizar os testes, e a Bahia irá receber 500 doses iniciais assim que a Anvisa aprovar o protocolo para a testagem. — Foto:Reprodução

BRASÍLIA — A Bahia assinou um acordo para conduzir testes clínicos da Fase 3 da vacina russa contra a Covid-19, a Sputnik V, e firmou o compromisso de comprar 50 milhões de doses para distribuir no Brasil. O anúncio foi feito na madrugada desta sexta-feira pelo governador do estado, Rui Costa (PT), em uma rede social. O estado do Paraná foi o primeiro a firmar um acordo com os russos, embora ainda não haja autorização para testes e produção do imunizante pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Costa informou que um acordo de confidencialidade foi assinado na última terça-feira para formalizar os testes, e a Bahia irá receber 500 doses iniciais assim que a Anvisa aprovar o protocolo para a testagem. O governador baiano disse ainda que o governo federal deveria estar fazendo mais para estabelecer parcerias internacionais para ajudar os estudos sobre as vacinas que estão sendo desenvolvidas para combater a pandemia.

Se os estudos, que devem começar em outubro, forem bem-sucedidos, a Bahia irá buscar comercializar a vacina russa no Brasil por meio de seu centro de pesquisa farmacêutica Bahiafarma, segundo o secretário de Saúde do estado, Fábio Villas-Boas. A aquisição das 50 milhões de doses foi confirmada à Reuters pelo Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), que financia as pesquisas da vacina.

De acordo com o fundo soberano, as primeiras doses podem chegar ao país em novembro, a depender da aprovação pela Anvisa. A expectativa é fornecer pelo menos 100 milhões de unidades para a América Latina.

A Rússia promove a Sputnik V como a primeira vacina contra o coronavírus a ser registrada no mundo, embora a Fase 3 de testes ainda não tenha sido concluída. A falta de transparência no momento de seu registro pelas autoridades russas levantou forte ceticismo na comunidade científica internacional.

Na semana passada, um estudo publicado na Lancet, renomada revista científica, mostrou dados promissores. No entanto, um grupo de cientistas de diferentes nacionalidades questionou os resultados e o periódico pediu explicações aos autores.

A vacina russa está sendo desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Gamaleia, de Moscou, capital da Rússia, e comercializada pelo RDIF, que no mês passado fechou um acordo com o estado do Paraná para testar e produzir a vacina localmente.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Ministra cita negacionismo ao comentar baixa adesão à vacina da dengue

2

Saúde

 Hospital Metropolitano faz primeira captação de múltiplos órgãos e realiza transplante de coração

3

Saúde

Anvisa discute amanhã liberação do cigarro eletrônico no Brasil

4

Saúde

Prestes a ser proibido, álcool 70% ‘some’ das prateleiras em supermercados de João Pessoa

5

Saúde

Mulher que chegou a pesar 36 quilos reverte bariátrica