Semana do Médico

Ciclo de debates no CRM-PB discute ato médico e identidade de gênero

Para o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais, o tema é extremamente importante e atual para ser discutido entre os médicos

Ciclo de debates no CRM-PB discute ato médico e identidade de gênero

Professor da UPE apresentará palestra para os médicos paraibanos sobre transgêneros, abordando desafios, avanços e prejulgamentos — Foto:Reprodução

Para desmitificar preconceitos e apresentar os desafios e os avanços sobre o atendimento médico aos transgêneros, o médico e professor da Universidade de Pernambuco (UPE), Olímpio Moraes Filho, vai proferir palestra no Conselho Regional de Medicina da Paraíba (UFPB), na próxima quinta-feira (17), às 19h. 

A palestra faz parte da programação da Semana do Médico, que tem início nesta terça-feira (14), na sede do CRM-PB, em João Pessoa. Já o ciclo de palestras, com três mesas redondas com temas distintos, acontece na quinta-feira (17), a partir das 16h.

“Após se perceberem de um gênero diferente do que lhes foi atribuído no nascimento, os transgêneros passam a enfrentar uma verdadeira luta para viverem sua identidade. Além do risco constante de serem vítimas de violência, eles não contam com uma legislação que os proteja, são excluídas do mercado de trabalho, têm enorme dificuldade para acessar serviços de saúde, inclusive, quando procuram assistência médica”, destacou Olímpio, que é também gestor executivo do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM), um serviço de ensino da UPE.

Para o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais, o tema é extremamente importante e atual para ser discutido entre os médicos. “Ainda temos muito preconceito e falta de informação. O CRM também tem esse papel de atualizar e informar o médico frente às novas demandas para o ato médico. Por isso, escolhemos temas importantes a serem discutidos durante a programação alusiva ao Dia do Médico”, acrescentou o presidente do CRM-PB.

A programação da Semana do Médico tem início nesta terça-feira (14), às 19h, com a abertura do evento e a Exposição Arte Eficiente da Associação Ame Down, que vai reunir telas de 11 artistas do Projeto Arteterapia SD da Associação Ame Down (Associação de pais, amigos de pessoas com Síndrome de Down). Também haverá a apresentação da Escola de Música Juarez Johnson do Espaço Cultural.

Já na quinta-feira (17), a programação tem início às 16h, com os ciclos de debates. A primeira mesa redonda contará com a participação dos coordenadores de cursos de Medicina da Paraíba e irá debater os seguintes temas: Por que escolhi Medicina; Sonho x Realidade (As pressões da vida acadêmica); e Perspectivas pós faculdade. A partir das 17h30, haverá a mesa redonda com o tema “Ser Médico e suas implicações em três dimensões – somática, psicológica e espiritual”.

Às 18h45 terá início o terceiro e último ciclo de debates, com o tema “O ser humano integral e sua identidade sexual”. Primeiramente haverá a palestra do médico psiquiatra Jean Lucena de Oliviera, abordando “Como se forma o ‘self’’. Em seguida, a palestra do médico ginecologista e obstetra Olímpio Moraes Filho sobre “O ato médico frente às novas demandas da identidade de gênero”.

Na sexta-feira (18), data em que se comemora o Dia do Médico, a programação começará às 20h, com apresentação do Coral do Unipê e homenagens a médicos paraibanos. A obstetra e ginecologista Maria Celli Souto de Carvalho irá receber a Comenda Lucas pelos seus 50 anos de formação em Medicina. Já os médicos José Paulo Gomes, Manoel Jaime Filho e Ricardo Antônio Rosado receberão a Comenda Genival Montenegro Guerra, por seus relevantes serviços prestados à comunidade.

Após as homenagens, haverá o lançamento de dois livros de médicos paraibanos. Klécius Leite vai lançar a obra “Sementes de Mostarda: Oncologia de qualidade com humanidade (Humanidades Médicas)” e Orniudo Fernandes lançará “História da Sociedade Infectologia da Paraíba”.

Já no sábado (19), será realizado o I Fórum de Segurança do Paciente – Uma visão transversal da segurança do paciente. Este evento é uma parceria do CRM-PB com o Ministério Público da Paraíba. 

Das 8h30 às 16h serão discutidos diversos temas como a responsabilidade dos gestores hospitalares, responsabilidade do diretor técnico, estratégias para uma assistência segura nas unidades hospitalares, dentre outros. Durante o Fórum também acontecerá a posse da Câmara Técnica de Segurança do Paciente.

A Semana do Médico é um evento gratuito e aberto aos médicos e estudantes de Medicina. A programação completa pode ser acessada no site.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

2

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

3

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana

4

Saúde

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

5

Saúde

Nova vacina contra a covid-19 deve começar a ser aplicada no Brasil em 15 dias