Beleza

Como se formam os sinais de expressão

Depois de uma certa idade, esse envelhecimento do corpo começa a tornar-se visível, e aparecem os sinais de expressão

Como se formam os sinais de expressão

Os primeiros sinais de expressão a aparecer ficam na região dos olhos e da testa — Foto:Divulgação

Você sabia que o envelhecimento começa quando a gente nasce? Isso mesmo. A cada ano, a pele vai ficando mais madura, ainda que seja quase imperceptível nos nossos primeiros períodos de vida, como na infância e juventude. Depois de uma certa idade, esse envelhecimento do corpo começa a tornar-se visível, e aparecem os sinais de expressão.

“Os sinais de expressão podem expressar uma flacidez da pele ou algum músculo que está trabalhando mais, por algum motivo”, explica a dermatologista Valéria Campos. 

A médica explica que as mulheres, em geral, começam a perder colágeno (proteína que dá firmeza à pele) aos 25 anos. “A partir dessa idade, começamos a perder cerca de 5% do colágeno ao ano. E, quando você entra na menopausa, sem fazer reposição hormonal, a perda pode chegar a 30% ao ano”, afirma Valéria. 

Geografia dos sinais 
Os primeiros sinais de expressão, então, começam a aparecer na testa e na volta dos olhos. A pele enruga na região entre as sobrancelhas e a testa fica vincada. Depois, começam a surgir os chamados “pés de galinha”. 

“Às vezes, em uma pessoa mais carrancuda, que enruga a testa, ou alguém que é míope e vive sem óculos, esses sinais aparecem mais. O segredo então é ser menos brabo e, para quem tem problemas de visão, usar sempre óculos. Usar óculos de sol também previne rugas”, diz a médica. 

A última etapa de aparecimento dos sinais de expressão são as rugas no terço inferior da face. São aquelas ruguinhas em volta da boca, por exemplo, associadas a um envelhecimento mais avançado.

Hábitos saudáveis 
É claro que alguns hábitos podem acelerar esse envelhecimento: estresse, fumar, falta de exercícios físicos. Incluindo, é claro, o sol. O fotoenvelhecimento também é uma forma de envelhecimento da pele e, quanto mais abusarmos do sol, mais chance ela tem de ficar manchada. 

“O quanto eu abusar do sol hoje vai poder ser visto na minha pele daqui uns anos”, explica a dermatologista. 

Por isso, passar sempre protetor solar, usar óculos de sol, evitar fumar, tentar relaxar durante algumas horas do dia e fazer exercícios ainda são a receita básica – e que funciona – para manter a pele sempre bonita e ter um envelhecimento saudável e natural, exaltando sua beleza viva.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Novas vacinas contra covid-19 chegam no Brasil na próxima semana

2

Saúde

Com doses próximas do vencimento, Governo amplia vacinação contra dengue

3

Saúde

Anvisa adia para amanhã debate sobre proibição do cigarro eletrônico

4

Saúde

Aprovado projeto que garante a proteção ao emprego para pacientes oncológicos na Paraíba, de autoria da deputada Danielle do Vale

5

Saúde

PEC das drogas: confira votação da bancada paraibana no Senado