Projeto

Contato com animais de estimação pode ajudar a restabelecer saúde de pacientes, em JP

O autor do projeto, Bispo José Luiz, defendeu que há pessoas que têm tanto apreço por animais de estimação que eles são considerados como membros da família.

Contato com animais de estimação pode ajudar a restabelecer saúde de pacientes, em JP

Raíssa disse que vota favorável à propositura por considerar importante para a cidade de João Pessoa — Foto:CMJP

O acesso de pacientes internados em hospitais à visita de seus animais de estimação poderá virar realidade em João Pessoa. O Projeto de Lei 521/2018 que dispõe sobre a liberação de entrada de animais de estimação em hospitais públicos para visitas a pacientes internados, do vereador Bispo José Luiz (PRB), voltou a ser discutido na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), nesta quarta-feira (26). A vereadora Raíssa Lacerda (PSD) defendeu a propositura. 

Um recurso favorável ao projeto entrou em pauta, mas ainda será votado. Na sessão desta quarta-feira (26) o quórum não foi suficiente para a votação. 

“Como educadora, sou professora, com muito orgulho, sei a importância do projeto do vereador Bispo José Luiz, da presença de animal para terapia”, explicou a vereadora Raíssa Lacerda. “Eu defendo um projeto quando é importante para a cidade, para os munícipes. Eu sei o quanto é importante ter um cachorrinho quando se está se recuperando de uma doença”, comentou. 

O recurso contra decisão de membros da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação que se posicionou contra o projeto, deverá ser apreciado pelos vereadores na próxima quarta-feira (03). São necessários 14 votos para derrubar o parecer contrário da CCJ.  

Atualmente, animais são utilizados no tratamento e terapia com crianças, recomendados por psicólogos, pediatras e outros profissionais de saúde. “O contato com o animal ajuda no desenvolvimento e até na imunidade da criança”, esclareceu Raíssa.    

O autor do projeto, Bispo José Luiz, defendeu que há pessoas que têm tanto apreço por animais de estimação, como gato, cachorro ou mesmo um pássaro, que eles são considerados como membros da família.

“Esse nosso projeto fala exatamente sobre a questão da permissão de que esse animal de estimação visite o seu dono, não é que ele vá transitar pelo hospital”, explicou o vereador. O Bispo afirmou que a privação da presença do animal causa sofrimento ao seu dono, prejudicando a recuperação da sua saúde, e lembrou que já existem tratamentos como equoterapia, com o uso de cavalos, que ajudam a crianças autistas.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Saúde e Forças de Segurança da Paraíba usam drones para monitorar e identificar focos de dengue

2

Saúde

Paraíba tem aumento de casos de Covid-19 e gripe e registra seis mortes por Influenza A

3

Saúde

Março Roxo: Campina Grande realiza I Encontro de Conscientização sobre Epilepsia

4

Saúde

Poucos minutos de exercícios já reduzem os riscos do sedentarismo em idosos

5

Saúde

Cerca de 65% dos brasileiros dormem mal; veja como melhorar a qualidade do sono