Atualização das cadernetas

Coordenadora de imunização explica quais vacinas podem causar efeitos colaterais

Começou nesta segunda-feira (19) a campanha nacional de “multivacinação” que inclui todas as vacinas disponíveis pelo SUS para crianças de até 5 anos e para crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos incompletos, incluindo a imunização contra HPV para meninas. Muitas dúvidas pairam no ar sobre as vacinas, principalmente, com relação aos efeitos colaterais. A coordenadora de imunização de João Pessoa, Chiara Dantas, informou que a maioria das reações não pode ser evitada, mas existem algumas técnicas que podem ser feitas em casa pelos pais, que aliviam o desconforto causado pela vacina.  

“Os pais podem ficar tranquilos, vacinar pode provocar reações adversas, mas não são efeitos preocupantes. Aparece uma febre, dor local, mas são reações já esperadas, não é preocupante, as vacinas são bastantes seguras”, esclareceu Chiara Dantas. 

De acordo com a coordenadora de imunização da Capital, 14 vacinas estão disponíveis, entre elas estão:  Hepatite A, VIP, Meningocócica C, Rotavírus, HPV, Pneumo 10, Febre amarela, Varicela, Pentavalente, Tetraviral, Dupla adulto, DTP, Tríplice viral eVOP (poliomielite). Destas, as vacinas Pentavalente e Pneumo 10 são as que provocam mais reações, como febre, dor local, irritabilidade e vermelhidão na pele que podem surgir até 48 horas depois da sua aplicação. 

Chiara Dantas explica, que geralmente, as reações adversas manifestam-se no local da injeção devido à picada da agulha, mas outras alterações podem surgir com a produção de anticorpos como febre. No entanto, na maioria dos casos os sintomas não são graves e passam em poucos dias. 

“Após a aplicação da vacina, a região pode ficar vermelha, inchada e dura causando dor ao mexer ou tocar. Estes sintomas são comuns e não são graves. Para evitar os efeitos colaterais da picada, os pais podem aplicar nos seus filhos gelo no local da vacina com uma fralda de algodão durante 15 minutos, pelo menos 3 vezes ao dia até os sintomas desaparecem totalmente”, explicou a coordenadora. Ela orienta ainda, que em caso de febre e dor, deve ser usado um antitérmico e analgésico. 

A Prefeitura Municipal de João Pessoa pretende vacinar cerca de 50 mil crianças na capital. A campanha de atualização das cadernetas de vacinação acontece até o dia 30 de setembro e as vacinas estão disponíveis em todos os postos de saúde da cidade. 

O dia D de vacinação acontece no próximo sábado (24), quando as unidades de saúde funcionarão a partir das 8h até às 17h. Também estarão funcionado unidades móveis nos shoppings Sul, Manaíra e Tambiá. A Secretária Municipal de Saúde recomenda que pais e responsáveis levem aos postos a Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente, ou algum comprovante da situação das vacinas do menor. 

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]