Saúde

Coronavírus pode ser vencido por sol forte em até 34 minutos, diz pesquisador

Pesquisa foi publicada em um jornal científico

Coronavírus pode ser vencido por sol forte em até 34 minutos, diz pesquisador

A pesquisa, comandada por Jose-Luis Sagripanti e David Lytle e publicada em um jornal científico, mostrou que o sol forte é extremamente efetivo contra o novo coronavírus (Sars-Cov-2) e consegue inativar até 90% da carga viral. — Foto:Reprodução

Um novo estudo divulgado neste mês revela que o sol pode ser um grande aliado no combate ao covid-19. Segundo os cientistas responsáveis, a exposição aos raios solares do meio-dia pode matar o vírus que causa a doença em até 34 minutos. A pesquisa, comandada por Jose-Luis Sagripanti e David Lytle e publicada em um jornal científico, mostrou que o sol forte é extremamente efetivo contra o novo coronavírus (Sars-Cov-2) e consegue inativar até 90% da carga viral.

Por outro lado, eles ressaltaram que o inverno pode, sim, ser a fase de maior contágio do vírus , uma vez que ele consegue sobreviver por até um dia em temperaturas mais baixas, aumentando os riscos de transmissão.

Os cientistas apontaram ainda que as medidas de isolamento social, que mantiveram as pessoas dentro de casa em diversos países, pode ter causado mais prejuízos do que benefícios no combate à pandemia.

“Pessoas saudáveis que fossem expostas aos raios solares receberiam cargas virais menores, o que seria mais eficiente para criar uma resposta de imunização na população”, aponta um trecho do estudo.

Tal análise confirma estudo realizados no passado sobre a Gripe Espanhola. Em 1918 e 1919, pesquisadores apontaram que os pacientes tratados em hospitais mais abertos e que eram expostos ao sol tinham mais chances de sobrevivência e recuperação.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

 Hospital Metropolitano faz primeira captação de múltiplos órgãos e realiza transplante de coração

2

Saúde

Anvisa discute amanhã liberação do cigarro eletrônico no Brasil

3

Saúde

Prestes a ser proibido, álcool 70% ‘some’ das prateleiras em supermercados de João Pessoa

4

Saúde

Mulher que chegou a pesar 36 quilos reverte bariátrica

5

Saúde

Agevisa restringe venda livre de álcool a 70% na Paraíba a partir de 30 de abril