Diagnóstico

Criança de Patos transferida para JP, na verdade, está com meningite viral, diz prefeitura

De acordo com a segunda nota da prefeitura, "num primeiro momento, havia a impressão de se tratar de meningite bacteriana, em virtude de um quadro de otite apresentado pela criança."

Criança de Patos transferida para JP, na verdade, está com meningite viral, diz prefeitura

Criança foi transferida de Patos para o Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa — Foto:Divulgação

A criança diagnosticada com meningite bacteriana em Patos, no Sertão da Paraíba, na verdade, está com meningite viral. É o que informa a segunda nota emitida pela Prefeitura de Patos, neste domingo (24).

O primeiro diagnóstico foi divulgado pela Gerência de Vigilância em Saúde do município de Patos. A primeira nota dizia que “a Secretaria Municipal de Saúde tomou ciência de um caso suspeito de meningite. E que a Vigilância em Saúde e a Vigilância Epidemiológica do Município de Patos, adotaram todas as medidas de controle da doença, conforme protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde”.

De acordo com a segunda nota da prefeitura, “num primeiro momento, havia a impressão de se tratar de meningite bacteriana, em virtude de um quadro de otite apresentado pela criança. Porém, após uma evolução clínica e novos exames, tudo leva a crer que a doença seja mesmo do tipo viral.”

Essa informação foi confirmada pela médica do município de Patos, Ana Carolina, que também é apoiadora institucional da Secretaria de Saúde, após uma conversa que teve, na tarde deste domingo, com o infectologista que atendeu o paciente no Hospital Universitário Lauro Wanderley, na UFPB em João Pessoa.

Ainda conforme a segunda nota da Prefeitura de Patos, infecções por vírus são a causa mais frequente de meningite e, na maioria das vezes, é uma doença autolimitada e benigna. “Os resultados conclusivos dos exames, no entanto, só serão conhecidos na terça feira (26).”

Em áudio, a médica Ana Carolina, relatou o que conversou com o médico que atendeu o menino na Capital. “Após contato com o médico responsável pelo aluno do colégio Geo (Patos), que está no Hospital Universitário de João Pessoa, o mesmo disse que o exame e a clínica do paciente são compatíveis com meningite viral, que não faz qualquer quimioprofilaxia ou tratamento para contactantes. Nesse momento, a criança segue bem e acompanhada da família. Qualquer dúvida, procurem sua Unidade Básica de Saúde ou seu pediatra. Estaremos aqui para quaisquer esclarecimentos.”

Nesta página, o Ministério da Saúde detalha tudo sobre os tipos de meningite.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Viroses chegaram mais cedo este ano: veja quando levar o filho para o consultório ou quando o caso é de hospital

2

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

3

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

4

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana

5

Saúde

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe