Contagio

Espanha registra segundo caso no mundo de dengue transmitida por via sexual

Este é o primeiro registro de provável transmissão sexual do vírus da dengue na Europa e em uma área sem a presença de mosquitos vetores da doença.

Espanha registra segundo caso no mundo de dengue transmitida por via sexual

Jovem foi contaminado em área sem a presença do mosquito Aedes Aegypti — Foto:Reprodução

O hospital Ramón y Cajal, localizado em Madri, na Espanha diagnosticou o segundo caso de dengue transmitido sexualmente no mundo. Este é o primeiro registro de provável transmissão sexual do vírus da dengue na Europa e em uma área sem a presença de mosquitos vetores da doença. Também é a primeira transmissão entre um casal do mesmo sexo.

O caso foi notificado no final de setembro no mesmo hospital, mas só se tornou público na última quinta-feira (7). O parceiro sexual do paciente era um homem que havia viajado recentemente para Cuba e República Dominicana.

Ambos tiveram relações sexuais sem proteção no início de setembro, motivo pelo qual foram analisadas amostras de sêmen que deram resultado positivo.

O primeiro caso de provável transmissão sexual da dengue occorreu na Coréia do Sul.

Segundo a (OPAS) Organização Pan-Americana da Saúde, cerca de 700 pessoas morreram de dengue neste ano na América Latina, sendo o Brasil o país mais afetado, com 485 mortes, seguido por Honduras (82), Colômbia (35), Guatemala (34) e México (20).

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

João Pessoa vai aplicar vacina contra dengue em pessoas dos seis aos 16 anos; veja locais

2

Saúde

Novas vacinas contra covid-19 chegam no Brasil na próxima semana

3

Saúde

Com doses próximas do vencimento, Governo amplia vacinação contra dengue

4

Saúde

Anvisa adia para amanhã debate sobre proibição do cigarro eletrônico

5

Saúde

Aprovado projeto que garante a proteção ao emprego para pacientes oncológicos na Paraíba, de autoria da deputada Danielle do Vale