Surto

EUA têm mais de 100 mil casos do novo coronavírus

É o maior número do planeta. O estado de Nova York é o epicentro da doença.

EUA têm mais de 100 mil casos do novo coronavírus

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, afirma que precisa de 30 mil respiradores para dar conta da demanda que ainda está crescendo. — Foto:Reprodução

Os Estados Unidos contabilizaram, nesta sexta-feira (27), mais de 100 mil casos de Covid-19. É o maior número do planeta. O estado de Nova York é o epicentro da doença.

Para lidar com a crise, o presidente Donald Trump acionou, nesta sexta, um mecanismo usado em tempos de guerra. Pelo ato de produção de Defesa, o governo pode obrigar as empresas a produzirem o que o estado quiser.

Esse mecanismo foi criado em 1950, logo depois da guerra da Coreia. A ideia agora é fazer a General Motors produzir respiradores. A GM e uma outra empresa especializada em respiradores já tinham negociado com o governo um acordo pra produzir 80 mil desses equipamentos. Mas o negócio foi cancelado, oficialmente, por causa do valor: US$ 1 bilhão.

No comunicado, o presidente disse que o vírus é urgente demais pra que as negociações se arrastem tanto, mas não disse quando a produção deve começar. A GM, por sua vez, disse que nunca se negou a fazer os ventiladores. Enquanto pressiona a montadora, Trump afirma que a demanda dos estados é alta demais.

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, afirma que precisa de 30 mil respiradores para dar conta da demanda que ainda está crescendo. No estado todo, são mais de 44 mil casos confirmados do novo coronavírus, enquanto a curva de contaminação aumenta a cada dia.

Para não sobrecarregar ainda mais o sistema de saúde, o navio militar com mil leitos vai estacionar na cidade na segunda (30), para tratar de outros tipos de doenças. E a Guarda Nacional já trabalha pra levantar hospitais de campanha.

A prefeitura anunciou nesta sexta que as construções não-essenciais estão proibidas. Só as de interesse público vão continuar.

Numa entrevista coletiva, o governador Andrew Cuomo foi enfático: “Esse é um momento de que vamos falar por gerações. Vai construir nosso caráter. A missão é salvar vidas. Por mais duro que trabalhemos, nós não vamos conseguir salvar todo mundo. Em dez anos, você vai falar sobre isso e vai derramar uma lágrima pelas vidas perdidas. Mas saberá que fez a sua parte”.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Ministério Público Federal arquiva processo sobre recursos para o Hospital Padre Zé na pandemia

2

Saúde

João Pessoa vai aplicar vacina contra dengue em pessoas dos seis aos 16 anos; veja locais

3

Saúde

Novas vacinas contra covid-19 chegam no Brasil na próxima semana

4

Saúde

Com doses próximas do vencimento, Governo amplia vacinação contra dengue

5

Saúde

Anvisa adia para amanhã debate sobre proibição do cigarro eletrônico