DII Brasil

Evento sobre doenças inflamatórias intestinais acontece neste sábado em João Pessoa

A convite da entidade, o médico gastroenterologista Marcelo Vicente explicará os aspectos gerais dessas enfermidades.

Evento sobre doenças inflamatórias intestinais acontece neste sábado em João Pessoa

As doenças inflamatórias intestinais, como Crohn e retocolite ulcerativa, afetam homens e mulheres indistintamente. — Foto:Reprodução

A Associação Nacional de Pacientes de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII Brasil) realiza, a partir das 8h30 de 15 de fevereiro, o Encontro de Pessoas com Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa, em João Pessoa, na Paraíba.  A convite da entidade, o médico gastroenterologista Marcelo Vicente explicará os aspectos gerais dessas enfermidades. O evento tem entrada franca e é aberto à comunidade.

O encontro integra o projeto Mutirão Norte-Nordeste, realizado pela DII Brasil. “Estamos visitando todos os Estados do eixo Norte-Nordeste para conhecer de perto a realidade de cada um deles, levar informações aos pacientes e capacitação aos gestores”, afirma Patrícia Mendes, presidente na entidade. Durante o evento, Patrícia vai explicar a importância das associações de pacientes.

As doenças inflamatórias intestinais acometem 13,25 pessoas a cada grupo de 100 mil habitantes no País, segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Coloproctologia. Entre essas enfermidades, destacam-se a Doença de Crohn e a retocolite ulcerativa, que provocam diarreia, dor abdominal, urgência em evacuar, aumento na frequência dos movimentos intestinais e até sangramento retal. De caráter crônico, ambas são diagnosticadas por volta dos 30 anos, provocando hospitalizações recorrentes e a incapacitação para o trabalho, tendo grande impacto na qualidade de vida do paciente. 

As doenças  

As doenças inflamatórias intestinais, como Crohn e retocolite ulcerativa, afetam homens e mulheres indistintamente.  Até hoje, a origem dessas enfermidades não é totalmente conhecida. Ao lado da predisposição genética, o meio ambiente exerce um papel importante no desencadeamento dessas inflamações, que são mais comuns em moradores de grandes centros urbanos.

A retocolite ulcerativa provoca inflamação e úlceras no revestimento do cólon ou no intestino grosso. Já a Doença de Crohn atinge todo o intestino. Em 30% dos pacientes ataca o intestino delgado (íleo) e, em 40%, a região ileocecal, que fica na transição entre os intestinos delgado e grosso.

Serviço

O evento contará ainda com a participação da psicóloga Jullyanna Montenegro.  Ele será realizado no auditório do Hospital Universitário, na rua Tab. Stanislau Eloy, 585, Castelo Branco.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Saúde e Forças de Segurança da Paraíba usam drones para monitorar e identificar focos de dengue

2

Saúde

Paraíba tem aumento de casos de Covid-19 e gripe e registra seis mortes por Influenza A

3

Saúde

Março Roxo: Campina Grande realiza I Encontro de Conscientização sobre Epilepsia

4

Saúde

Poucos minutos de exercícios já reduzem os riscos do sedentarismo em idosos

5

Saúde

Cerca de 65% dos brasileiros dormem mal; veja como melhorar a qualidade do sono