No Valentina

Família reclama que UPA ainda não transferiu idoso com problemas renais para hospital adequado

Até a manhã desta quarta-feira, a família não havia obtido resposta dos profissionais da UPA do Valentina sobre a transferência.

Família reclama que UPA ainda não transferiu idoso com problemas renais para hospital adequado

Idoso com problemas renais foi internado na UPA do Valentina na quinta (9) e ainda não foi transferido para hospital — Foto:Secom-JP/Arquivo

O filho de um idoso de 63 anos, diabético e hipertenso, denunciou que o pai está internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Valentina, em João Pessoa, desde quinta-feira (9) e ainda não foi transferido para uma vaga em hospital com equipamentos de hemodiálise. A família teme que o rim paralise com essa demora no tratamento do paciente.

O idoso Gilvan Ferreira de Vasconcelos está em situação delicada, segundo informou ao ClickPB o filho dele. Jeiel Vasconcelos também disse que até esta quarta-feira (15) ainda não havia previsão de vaga para a transferência do paciente para uma unidade hospitalar com equipamentos para hemodiálise e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A esposa do homem explicou como se deu a internação. “Ele tem problema renal e teve um agravamento muito sério, chegou à UPA com dores fortíssimas, a taxa de ureia está altíssima e ele ficou interno e eles estão procurando um hospital que tenha UTI com hemodiálise, que vai ter que fazer, e até agora não surgiu essa vaga.”

Até a manhã desta quarta-feira, a família não havia obtido resposta dos profissionais da UPA do Valentina sobre a transferência.

O ClickPB entrou em contato com a Secretaria de Saúde de João Pessoa, a qual informou que a própria UPA do Valentina regula a transferência dos pacientes. O ClickPB buscou informações com a UPA do Valentina, mas não conseguiu contato, até às 10h desta quarta-feira.

Atualização

Em e-mail enviado ao ClickPB, às 11h52, a Secretaria de Saúde de João Pessoa informou o seguinte:

“Em contato com a direção do serviço, recebemos a informação de que o paciente já está regulado para um serviço de referência, aguardando a liberação de vaga.”

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Ministério Público Federal arquiva processo sobre recursos para o Hospital Padre Zé na pandemia

2

Saúde

João Pessoa vai aplicar vacina contra dengue em pessoas dos seis aos 16 anos; veja locais

3

Saúde

Novas vacinas contra covid-19 chegam no Brasil na próxima semana

4

Saúde

Com doses próximas do vencimento, Governo amplia vacinação contra dengue

5

Saúde

Anvisa adia para amanhã debate sobre proibição do cigarro eletrônico