'Superfungos'

Fungo resistente a medicações preocupa médicos de todo o mundo

O fungo 'candida auris' se instala em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido e preocupa os médicos, porque é extremamente resistente a medicações.

laboratório

Foto: Pixabay/Ilustrativa

Além das superbactérias resistentes a antibióticos, agora existem os superfungos. O “The New York Times” publicou uma reportagem chamando a atenção para um fungo que tem se espalhado rapidamente pelo mundo e pode levar a óbito. O fungo ‘candida auris’ se instala em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido e preocupa os médicos, porque é extremamente resistente a medicações.

Fungos e bactérias resistentes a medicamentos têm aumentado no mundo. O Dr. Jean Gorinchteyn, infectologista do Instituto Emílio Ribas, alertou para o uso de antibióticos e antifúngicos na agropecuária, o que poderia acelerar esse processo de resistência: “O grande problema é que não obrigatoriamente os antibióticos sejam usados no dia a dia no tratamento de doenças. A gente vê, principalmente na agropecuária, a utilização de antibióticos que são de ação hospitalar sendo usado no gado, nas aves, na sua prevenção de doenças. Assim como medicações antifúngicas, dando a possibilidade do surgimento e a ocorrência de fungos, além das próprias bactérias, com resistência”.

Segundo o infectologista, a candida auris já foi identificada no Japão em 2009. Em 2016, a Organização Mundial de Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde alertaram para a presença do fungo em países como Paquistão, Líbano, Israel, Espanha e Inglaterra. A candida auris se espalha principalmente no ambiente hospitalar e não há casos desse fungo no Brasil.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

2

Saúde

Saúde e Forças de Segurança da Paraíba usam drones para monitorar e identificar focos de dengue

3

Saúde

Paraíba tem aumento de casos de Covid-19 e gripe e registra seis mortes por Influenza A

4

Saúde

Março Roxo: Campina Grande realiza I Encontro de Conscientização sobre Epilepsia

5

Saúde

Poucos minutos de exercícios já reduzem os riscos do sedentarismo em idosos