Saúde

Hemocentro intensifica coletas externas para reforçar estoque de sangue

De acordo com a programação do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, ainda esta semana estão programadas três coletas externas

Hemocentro intensifica coletas externas para reforçar estoque de sangue

Na coleta externa, uma equipe multidisciplinar do Hemocentro leva a Unidade Móvel Hemoíba até instituições, igrejas, associações, comunidade e empresas parceiras — Foto:Reprodução

O Hemocentro da Paraíba está intensificando a realização de coletas externas esta semana. A iniciativa busca aumentar o estoque de sangue para atender a demanda dos hospitais. De acordo com a programação do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, ainda esta semana estão programadas três coletas externas.

Na próxima quinta-feira (13), a Unidade Móvel do Hemocentro estará na Igreja Universal do Reino de Deus, localizada na Avenida Epitácio Pessoa, nº 2000. A coleta externa será das 8h às 16 h. Já na sexta-feira (14), a coleta externa será no Fórum Cível Moacyr Porto, localizado na Avenida João Machado, na capital, das 8h às 14h. A ação é resultado de uma parceria do Hemocentro da Paraíba com o Núcleo de Apoio ao Estagiário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB), seccional Paraíba, e as Comissões de Ação Social e da Jovem Advocacia da OAB-PB.

No dia 15 (sábado), a Unidade Móvel do Hemocentro retornará a Igreja Universal para mais uma coleta externa, desta vez solicitada pela Força Jovem Universal. A ação acontecerá das 8h às 16h.

Na coleta externa, uma equipe multidisciplinar do Hemocentro leva a Unidade Móvel Hemoíba até instituições, igrejas, associações, comunidade e empresas parceiras. O objetivo é encurtar a distância entre os candidatos à doação e o local de coleta, além de sensibilizar a população para a importância da doação de sangue.

A coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas Especiais, Elaine Farias, lembra que a doação é um ato voluntário e altruísta. Ela explica que há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por Normas Técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

Pode doar quem tem entre 16 e 69 anos, pesa acima de 50 quilos, está alimentado e descansado, não tenha ingerido bebida, não tenha tido hepatite após os 11 anos de idade e não tenha comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis. A mulher grávida ou em período de amamentação também está impedida temporariamente de doar.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB:
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

João Pessoa vai aplicar vacina contra dengue em pessoas dos seis aos 16 anos; veja locais

2

Saúde

Novas vacinas contra covid-19 chegam no Brasil na próxima semana

3

Saúde

Com doses próximas do vencimento, Governo amplia vacinação contra dengue

4

Saúde

Anvisa adia para amanhã debate sobre proibição do cigarro eletrônico

5

Saúde

Aprovado projeto que garante a proteção ao emprego para pacientes oncológicos na Paraíba, de autoria da deputada Danielle do Vale