Coleta

Hemocentro realiza primeira coleta de sangue no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires

A coleta de sangue teve o objetivo de sensibilizar os colaboradores sobre a importância da doação, além de melhorar o estoque do Hemocentro para dar suporte às cirurgias cardíacas que serão realizadas na unidade hospitalar.

Hemocentro realiza primeira coleta de sangue no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires

Hemocentro realizou nesta quarta primeira campanha de doação de sangue no Hospital Metropolitano — Foto:Reprodução/Assessoria

O Hemocentro da Paraíba realizou, nessa quarta-feira (11), a primeira campanha de doação de sangue no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita. A coleta de sangue teve o objetivo de sensibilizar os colaboradores sobre a importância da doação, além de melhorar o estoque do Hemocentro para dar suporte às cirurgias cardíacas que serão realizadas na unidade hospitalar.

De acordo com a supervisora da Agência Transfusional do hospital, Jane de Sousa Meireles, a ação de captação de doadores deverá ser uma ação contínua. “O Hospital Metropolitano de Santa Rita vai fazer uma parceria com o Hemocentro para ajudar na captação de doadores.  Isso é fundamental porque vamos ser um hospital onde serão realizadas cirurgias eletivas cardiológicas e neurológicas, somos um hospital de referência nessas áreas”, frisou.

A primeira campanha de doação foi voltada especialmente para a participação dos colaboradores para que os profissionais possam mobilizar familiares de pacientes sobre a importância de doar sangue e salvar vidas.

Para a primeira a doadora da campanha, a técnica de enfermagem Hervelly Keila, a campanha foi a oportunidade de desmitificar medos e preconceitos sobre doação. “Sempre tive vontade de doar, mas não tinha tempo nem coragem para ir ao Hemocentro, agora, eu que já sei como tudo acontece. É rápido, fácil e seguro. Nem dá para sentir dor”, afirmou.

Convivendo com urgências, o enfermeiro da UTI cardíaca, Antônio Gomes Geraldo Filho, já é um doador e aproveitou a campanha para fazer mais uma doação. “Sei que sem sangue as cirurgias cardíacas não acontecem. Comecei a doar para ajudar um amigo que estava precisando há pelo menos cinco anos. Eu sou um incentivador da doação de sangue e quero estimular mais pessoas para serem doadoras”, contou.

A administradora Alessandra Nogueira também estava satisfeita com a ação. “Eu me sinto muito bem doando sangue, na verdade, me sinto útil em ajudar alguém que vai precisar de uma transfusão. Tenho um sangue raro, (O negativo), e mesmo não sabendo quem é a pessoa que vai receber meu sangue eu fico muito feliz ”, afirmou.

Para a telefonista Ana Maria Ferreira, a campanha foi o momento de enfrentar o medo de agulha. “A causa é nobre, apesar do medo da agulha usada para coleta de sangue eu resolvi participar da campanha. Quero fazer minha parte e ajudar a quem mais precisa”, declarou.

Em sua primeira doação, o enfermeiro Francisco Leandro revelou que estava ansioso até o momento de sentar na cadeira para coleta de sangue. “Após a doação, a gente percebe que todo o processo é simples. Dói quase nada, apenas uma leve picada. Essa campanha foi muito importante para mostrar aos parentes de pacientes sobre a importância da doação”, disse.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro da Paraíba, Elaine Santana, o atendimento aos doadores de sangue através de coleta externa é um serviço ofertado pela instituição mediante agendamento.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

2

Saúde

Saúde e Forças de Segurança da Paraíba usam drones para monitorar e identificar focos de dengue

3

Saúde

Paraíba tem aumento de casos de Covid-19 e gripe e registra seis mortes por Influenza A

4

Saúde

Março Roxo: Campina Grande realiza I Encontro de Conscientização sobre Epilepsia

5

Saúde

Poucos minutos de exercícios já reduzem os riscos do sedentarismo em idosos